CONSEQUENCIA DAS CRUZADAS
As Cruzadas fracassaram no plano militar, pois não se consumou a ocupação definitiva de Jerusalem. Por outro lado, foram grandes as modificações provocadas
por elas na sociedade europeia da Baixa Idade Média.
Pode-se dizer que as Cruzadas representaram uma expansão europeia para além de seus limites. Na Península Ibérica, por exemplo, a nobreza acabou por conquistar terras que estavam sob o dominio árabe.
Para as cidades italianas, as Cruzadas deixaram como consequência a reabertura do mar Mediterrâneo ao comércio com o Oriente. Isso foi possivel com a reconquista de pontos que estavam sob o dominio árabe e bizantino desde o século VIII. Os interesses materiais passaram a ser mais importantes do que a fé. Armas, marfim, ouro, prata, perfumes, tecidos de seda e as famosas especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta etc.), além de outros artigos de luxo, começavam a penetrar na Europa pelas mãos de comerciantes das cidades italianas de Gènova e Veneza, entre outras.
O comércio renascia nas pequenas cidades e vilas europeias, com novas práticas e novos costumes. Moedas, mercados, lucros, comércio e comerciantes: novas expressões e novas práticas que contrastavam com o mundo ruralizado do feudalismo.
Após as Cruzadas, o mundo feudal iniciou o seu fim.
ATIVIDADES
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:
1) Por que, do ponto de vista militar, as cruzadas fracassaram?
2) Quais foram as consequências das cruzadas na Península Ibérica?
3) Quais foram as consequências das cruzadas nas cidades italianas?
4) Quais são os exemplos de especiarias citados no texto?
5) Quais foram as novas práticas e expressões que contrastavam com o mundo ruralizado do feudalismo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
eu tbm tô precisando dessa alguém ajuda nós
Anônimo:
vc estuda aonde??
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás