A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.
a) saturação do setor secundário.
b) ampliação dos direitos laborais.
c) bipolarização do poder geopolítico.
d) consolidação do domínio tecnológico.
Respostas
Resposta:d
Explicação:
Resposta:
Opção D
Explicação:
Três resoluções (pra vcs entenderem melhor):
1-Hoje, o desenvolvimento tecnológico é a principal vertente de crescimento econômico e está associado aos tecnopolos, universidades e setores de pesquisa das empresas. Atividades essas que correspondem ao setor terciário. Nesse sentido, os países desenvolvidos perdem a indústria para onde a mão de obra é mais barata, porém não deixam de desenvolver a tecnologia e, por isso, não perdem a posição de centro de comando.
2-A Divisão Internacional do Trabalho consiste na especialização de atividades e serviços econômicos entre os países. O texto aponta a ocorrência do processo de desindustrialização nos países desenvolvidos decorrente, sobretudo, do elevado custo de produção industrial e da diversificação do setor terciário. Para manter a hegemonia econômica, esses países consolidaram o domínio do desenvolvimento tecnológico, usando a sua mão de obra qualificada e se impondo aos países que necessitam desses avanços para a sua produção industrial.
3 (explicação mais informal)-A tendência é o fechamento das fábricas, pois o custo de mantê-las nos países desenvolvidos é muito alto. Assim, as fábricas passam a ser instaladas na Ásia, por uma série de incentivos como mão de obra barata, incentivos fiscais... Porém, mesmo que a fábrica do iphone seja enviada para a china, o domínio tecnológico se mantém nos EUA.