Diversos serviços foram testados em farmácias de vários países e mostraram benefícios para o paciente e a sociedade, quando oferecidos por farmacêuticos clínicos bem treinados. Vários desses serviços tem sido implementados por farmácias e drogarias de todo país, pois representam um diferencial competitivo importante e uma nova fonte de receitas para as farmácias. Considerando esse contexto, avalie as afirmativas.
I. Rastreamento em saúde e o serviço voltado a pessoas assintomáticas, com objetivo de detectar riscos e alterações de saúde que podem sugerir uma doença. Um exemplo é a avaliação da glicemia capilar e do risco de diabetes, que pode revelar um paciente com diabetes mellitus que não sabia que tinha a doença. É importante frisar que o rastreamento não confirma o diagnóstico. O paciente precisa ser encaminhado ao médico para avaliação e confirmação.
II. Manejo de problemas de saúde autolimitados é o serviço clínico mais típico que um farmacêutico pode oferecer na farmácia. Trata-se de uma consulta, geralmente por demanda do paciente, que traz uma queixa, sinais e sintomas que poderiam ser tratados na farmácia. O farmacêutico pode, nesses casos, recomendar, prescrever medicamentos que não exigem receita médica, bem como medidas não farmacológicas. E encaminhar o paciente ao médico nos casos mais graves. Inclusive este serviço é uma forma eficaz de melhorar a experiência de compra de um MIP na sua farmácia.
III. Educação em saúde é um termo amplo, que abrange todas as ações que visam aumentar o conhecimento e a capacidade dos pacientes de tomar melhores decisões em saúde. Inclui o aconselhamento do paciente sobre os medicamentos e as campanhas de saúde que podem ser feitas nas farmácias. Possuem uma eficácia bem estabelecida no aumento do “letramento em saúde” e da adesão ao tratamento, podendo em alguns casos ter grande impacto sobre desfechos clínicos.
IV. Acompanhamento farmacoterapêutico se inicia por uma consulta de revisão clínica da farmacoterapia, com um olhar mais voltado aos resultados do tratamento. Em seguida o farmacêutico trabalha com o paciente em um plano de cuidado e organiza consultas de retorno. Diferentemente dos serviços farmacêuticos anteriores, o acompanhamento farmacoterapêutico permite um relacionamento mais longo e longitudinal entre o paciente e o farmacêutico.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV. CORRETA
b. II e III apenas.
c. II, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. II e II, apenas.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
I, II, III e IV.
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA
respondido por:
1
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás