Respostas
Resposta:
MENU CATEGORIAS
BLOG DO JRM
Pesquisar...
unica-historia
O perigo de uma única história
Por: José Roberto Marques | Blog
Home > Blog > O perigo de uma única história
A escritora nigeriana Chimamanda Adichie é uma das mais reconhecidas e importantes jovens autoras da atualidade, especialmente na literatura africana. No entanto, ela compartilha algumas histórias que mostram que quando uma história é contada sob um único ponto de vista, ela pode ser extremamente nociva.
Conta a autora que, em sua infância na Nigéria, ela tinha acesso a diversos livros, mas pouquíssimos eram de seu país de origem. Consumindo literatura estrangeira, ela sempre lia histórias de garotas com cabelos lisos, rapazes de olhos claros, pessoas comendo maçãs e brincando na neve.
Em sua mente ainda infantil, ela passou a acreditar que os livros só poderiam conter histórias de pessoas como aquelas, mesmo que aquela realidade em nada se parecesse com a sua. As meninas na Nigéria não tinham cabelos lisos, os rapazes tinham olhos escuros, as pessoas comiam mangas e ninguém tinha visto a neve.
Escrever sobre sua história, sobre a vida de seu povo e sobre pessoas com estilos de vida diferentes daqueles que tanto apareciam nos livros era uma novidade.
Explicação: