Respostas
Resposta:

QUAIS DOENÇAS A ATIVIDADE FÍSICA PODE PREVENIR?
CONTEÚDO ESCRITO E EXCLUSIVO GREENLIFE - 12. JULHO | 2017
O corpo humano necessita de movimento. E não é só para ter um corpo bonito ou bem definido. É fundamental para a saúde praticar atividades, tanto para tratar, quanto para prevenir. Isso mesmo! Existem doenças que podem ser evitadas pela realização regular de exercícios físicos. Vale lembrar que não é o único fator que deve ser levado em conta e que a prática deve ser feita acompanhada de profissionais, sem exageros e respeitando os limites de cada um.
É característica da sociedade moderna a falta de tempo dedicado para a realização de exercícios físicos, fator primordial para obtenção de qualidade de vida. O sedentarismo tem forte relação com doenças cardiovasculares, além de outras doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
Praticar musculação ou realizar atividades como caminhar, correr, pular, pedalar e nadar não ocupam o dia todo e trazem inúmeros ganhos para a saúde tanto de quem é saudável quanto para quem é portador de doenças, ou seja, vale a pena abrir aquele espaço no meio da rotina, ainda que poucas vezes por semana. O importante é não ficar parado.
Doenças comuns que podem ser evitadas e/ou tratadas por meio da prática regular e moderada de exercícios físicos.
Diabetes: O risco de desenvolver diabetes em casos de sedentarismo é maior, sobretudo, por haver relação direta com a obesidade e histórico familiar. Praticar exercícios melhora os níveis de glicemia (açúcar no sangue) e auxilia na redução do peso corporal.
Hipertensão: Ocorre quando a pressão arterial está cronicamente elevada e é porta de entrada de outras doenças. A hipertensão pode ser tanto prevenida quanto controlada com o exercício pois este ajuda a manter a boa circulação nos vasos sanguíneos, diminuindo o surgimento de doenças.
Colesterol alto: Exercícios físicos ajudam a aumentar o HDL, ou seja, o ‘colesterol bom’, além de reduzir os níveis de triglicerídeos.
Osteoporose: Exercícios contribuem para a formação de massa óssea e favorece a fixação do cálcio, fatores importantes para evitar a doença. Além disso, pode ajudar a evitar a perda óssea causada pelo envelhecimento.
Obesidade: Não é de hoje que todos sabem que a prática de atividades físicas, associada a alimentação, é fator relevante para a diminuição da gordura corporal e aumento da massa muscular. A obesidade é caminho para surgimentos de outras doenças, por isso deve ser combatida.
Insônia: A maioria das pessoas sofre com esse problema. O exercício vai cansar seu corpo, que naturalmente vai pedir repouso para se recuperar. Com isso, a qualidade do sono melhora consideravelmente.