• Matéria: Português
  • Autor: Amandadasilvagome123
  • Perguntado 5 anos atrás

2-coma as rochas são formadas? ?
3.de
erasta terrestre?
que
formada​

Respostas

respondido por: fransilvah801
2

Resposta:

2 questão:

As rochas são agregados naturais de minerais formados de diferentes substâncias, até mesmo de origem orgânica.

Podemos classificar as rochas em três grupos:

Magmáticas ou ígneas,

Sedimentares,

•Metamórficas.

Magmáticas

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva. O granito (abaixo) é uma rocha magmática intrusiva.

Já quando o processo de formação da rocha magmática se dá pelo resfriamento rápido da lava expelida de um vulcão, é chamado de extrusão. Esse tipo de rocha é chamado extrusiva ou vulcânica, um tipo de rocha extrusiva é o basalto (abaixo).

•Sedimentares

São formadas através da desagregação de fragmentos de outras rochas, levadas pelo vento, pela água ou pela gravidade e depositam-se em regiões mais baixas do relevo. Esses fragmentos depois de depositados vão sendo recobertos por outros num processo que dura milhares de anos e é chamado de sedimentação. Sob a pressão das camadas superiores, os sedimentos acabam sendo compactados e se transformam em aglomerados rochosos.

De modo geral as rochas sedimentares apresentam-se estratificadas, ou seja, são formadas em camadas, que indicam diferentes sedimentos e épocas em que foram ali depositados. Quanto mais profundos, mais antigos serão os sedimentos. São exemplos de rochas sedimentares a ardósia, o arenito e a argila.

Metamórficas

São rochas que são formadas a partir de outras rochas, mas por um processo diferente. Ocorre quando as rochas ígneas, sedimentares e mesmo metamórficas são expostas a altos níveis de pressão e temperatura, normalmente no interior da crosta. Então, acontece uma metamorfose: transformam-se as características originais e muda-se a estrutura química das rochas, o que gera um novo tipo rocha. Exemplos desse tipo de rocha são o mármore (originado do calcário) e o gnaisse (originado do granito).

3 questão:

A Crosta Terrestre é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais. Outra definição possível também para a crosta terrestre é considerá-la como a camada sólida do planeta, apesar de muitos geólogos acreditarem que a porção do núcleo interno também esteja solidificada.

Existem duas formas distintas de classificação da crosta terrestre, uma considera as variações no plano vertical e outra valoriza as diferenças no plano horizontal.

A primeira classificação divide-a em duas subcamadas: a Sima e a Sial, que recebem essas denominações em função das suas composições mineralógicas. A camada sima é composta, em sua maior parte, por Silício e Magnésio, sendo constituída por rochas predominantemente basálticas e compõe a porção inferior da crosta. Já a camada sial é composta, principalmente, por Silício e Alumínio, constituída majoritariamente por rochas graníticas, basálticas e sedimentares.

A segunda classificação divide a crosta em continental, com espessura que oscila entre 20 km e 70 km, e oceânica, com espessura entre 5 km e 15 km. Os continentes diferenciam-se dos oceanos pela constituição, os primeiros possuem uma composição félsica, e os segundos, uma composição máfica.

A crosta terrestre é composta, como já frisamos, por rochas e minerais. O que diferencia esses dois termos é que as rochas são compostas por minerais ou agregados destes. Assim, enquanto os minerais são formados por um único composto químico e apresentam, geralmente, uma aparência mais homogênea, as rochas demonstram uma pluralidade maior, com uma aparência geralmente mais heterogênea.

Além disso, é importante ressaltar que a crosta terrestre não se estende de forma contínua, ou seja, sem interrupções ao longo do planeta. Ela é fragmentada em diferentes partes, que estão sempre se movimentando, chocando-se e interagindo entre si, são as chamadas Placas Tectônicas, que são responsáveis pelo deslocamento dos continentes, pela formação de montanhas e falhas, além de ser um dos elementos responsáveis por terremotos, tsunamis e vulcanismos.

Explicação:

espero ter ajudado :) ❤️


anajuliarodrig33: avimaria
Perguntas similares