“O progressivo desgaste do regime monárquico deveu-se a complexos fatores de ordem estrutural — entre os quais o central foi a desagregação das relações escravistas [...].
[...] A adesão dos militares [...] à causa republicana deveu-se ainda à crescente incompatibilidade entre seus projetos para o Brasil — que incluíam a abolição da escravidão, a imigração, a proteção às indústrias e a condenação do nepotismo — e aqueles defendidos por boa parte das elites imperiais. Não foi assim por acaso que, ao lado de republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, alguns oficiais do Exército [...] articularam a proclamação da República, a 15 de novembro de 1889, por ato do marechal Deodoro da Fonseca.” (Magali Engel. Republicanismo)
Apesar do protagonismo decisivo dos militares na implantação do regime republicano, qual outro grupo social pode ser considerado o grande vitorioso neste processo?
A maçonaria, que permitiu uma transição política sem grandes abalos sociais.
A classe operária, por conta da ampliação da cidadania política e social.
As oligarquias econômicas e políticas que teve seu poder ampliado de forma inédita.
O Estado, que passou a deter o controle sobre os poderes locais.
Os grupos republicanos mais radicais por conta da ampliação da cidadania política e social.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
As oligarquias econômicas e políticas que teve seu poder ampliado de forma inédita.
Correto
Correto! O projeto oligárquico foi dominante após os anos turbulentos após a proclamação, a chamada República da Espada 1889-1894).
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás