• Matéria: Saúde
  • Autor: Alana000123
  • Perguntado 5 anos atrás

Pergunta 1
1 ponto
Leia o trecho a seguir:

“Os fármacos que mimetizam as ações da epinefrina ou norepinefrina têm sido denominados fármacos simpatomiméticos. Os simpatomiméticos são agrupados pelo modo de ação e pelo espectro de receptores que ativam. Alguns desses fármacos (p. ex., norepinefrina e epinefrina) são agonistas diretos, isto é, interagem diretamente com adrenoceptores e os ativam. Outros são agonistas indiretos, porque suas ações dependem de sua capacidade de aumentar as ações de catecolaminas endógenas [...].”

Fonte: KATZUNG, B. G; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fármacos adrenérgicos e antiadrenérgicos, pode-se afirmar que é um fármaco agonista adrenérgico:


midodrina.


atenolol.


prazosina.


ioimbina.


timolol.


Pergunta 2
1 ponto
Leia o trecho a seguir:

“A flexibilidade de proteínas e enzimas é bem conhecida, assim como as escalas de tempo nas quais ocorrem. Além desta variabilidade conformacional intrínseca de estruturas proteicas, diversas teorias referem-se à ocorrência de mudanças conformacionais em enzimas, induzidas pelo substrato e/ou pelo ligante-inibidor.”

Fonte: VERLI, H.; BARREIRO, E. J. Um paradigma da química medicinal: a flexibilidade dos ligantes e receptores. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 95-102, 2005.

Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre as teorias dos receptores, analise as teorias a seguir e associe-as com suas respectivas características.



1) Teoria da ocupação.

2) Teoria da charneira.

3) Teoria do encaixe induzido.

4) Modelo chave-fechadura.



( ) Formulada por Clark e Gaddum, em que o efeito farmacológico de um fármaco é diretamente proporcional ao número de receptores ocupados por ele.

( ) Formulada por Rocha e Silva, baseia-se na hipótese que há dois centros no receptor farmacológico: um específico e um inespecífico.

( ) Formulada inicialmente por Koshland, baseia-se na hipótese de que o ligante possui a capacidade de induzir a modificação do sítio de seu receptor biológico.

( ) É um modelo que foi elaborado por Emil Fischer em 1894 e dá a noção de complementaridade da interação fármaco-receptor.



Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:


1, 3, 2, 4.


1, 2, 3, 4.


2, 3, 1, 4.


4, 2, 3, 1.


1, 2, 4, 3.


Respostas

respondido por: cerimonialelsha
11

Resposta:

2314

Explicação:


paulofaustojp: Pergunta 2: a sequência correta é 1234. Foi corrigido e confirmada a resposta. Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares