Respostas
Resposta:
PT-BR
newsletter
Buscar
10 ações do dia a dia que promovem a igualdade de gênero
Mulheres geralmente ganham menos do que homens, fazem mais trabalho doméstico e sofrem mais violência sexual. Saiba como mudar essa realidade
Giovana Romano Sanchez
Nova York, Estados Unidos
Cinco pessoas, três mulheres e dois homens, posam para a foto, feita de baixo para cima. Elas se organizam em uma roda, com os braços esquerdos estendidos e as mãos unidas pelo centro.
Mulheres ainda têm menos direitos e oportunidades que os homens, mas pequenas atitudes podem mudar essa realidade (Reprodução/Pexels)
Em 2017, uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial mostrou que a desigualdade de gênero no mundo é de 32% – ou seja, mulheres têm apenas 68% dos direitos, oportunidades e recursos acessados pelos homens no mundo. Essas diferenças e a velocidade com que trabalhamos para diminuí-las variam de país para país. Mas, segundo o estudo, se mantivermos as condições atuais, serão necessários 100 anos para que todas as pessoas, independentemente do sexo biológico e da orientação sexual, vivam de forma igualitária.
Apesar de ainda termos um longo caminho pela frente, cada vez mais o mundo se conscientiza de que é preciso agir para combater a desigualdade de gênero – que, em muitas partes do mundo, é potencializada pela associação a outros tipos de discriminação, como racismo, xenofobia, homofobia etc. Ao longo dos anos, os benefícios da igualdade de direitos vão ficando evidentes. Um estudo da Organização Mundial do Trabalho, por exemplo, mostrou que, se até 2025 todos os países reduzissem a diferença da participação entre mulheres e homens no mercado de trabalho em 25%, o mundo teria um aumento de 204 milhões na força de trabalho – o que injetaria 5,8 trilhões de dólares no PIB global.