leia o trecho a seguir:
“A palavra signo provém do termo latim signum. Trata-se de um objeto, fenômeno ou ação material que, por natureza ou por convenção, representa ou substitui outro. É algo que representa algo, é um sinal.Um signo linguístico é uma realidade perceptível por um ou vários sentidos humanos, que remete para outra realidade que não está presente.”
Fonte: Dicionário on-line de conceitos. Disponível em: . Acesso em: 12/08/2019. (adaptado)
Considerando as informações apresentadas nesse excerto e os estudos realizados sobre os signos dentro do processo comunicativo, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao encontrarmos em um texto a palavra “casa”, temos uma representação gráfica, pois trata-se de um signo, composto de significante e significado.
II. Ao realizarmos a leitura de um texto, pronunciando a sequência /sala/, temos uma representação sonora, pois trata-se de um significado.
III. Ao observarmos, em um cartaz, a imagem de uma pessoa com o dedo indicador sobre a boca, temos um signo, pois há um significante, a imagem, e um significado, o conceito de silêncio.
IV. Ao observarmos a imagem de um coqueiro em um cartaz, temos um desenho; ou seja, trata-se de um significado.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e III.
III e IV.
II e III.
II e IV.
Respostas
Resposta:
Sobre as alternativas e a função linguística do signo, vemos as únicas alternativas corretas são a I e a III.
A alternativa I é correta, pois apalavra casa apresenta um signo, que é uma a unidade da palavra que se associa diretamente a um significante da palavra que transmite uma imagem do que a palavra significa e tem também um significado, que é um conceito transmitido pelo substantivo "casa" que é o de moradia.
A alternativa III está correta, afinal, vemos que a figura do cartaz, gera uma ilustração do signo e através dessa ilustração, conseguimos perceber um signo e até um significado.
A alternativa II tem erro, pois vemos que há mais de um significado atrelado a palavra sala, a alternativa IV também está errada pois a imagem de um coqueiro não traz algo facilmente percebido e compreendido como mensagem.
Explicação: