4)
“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4:14-16).
A Carta aos Hebreus é o único texto do Novo Testamento que apresenta uma doutrina sistematizada do sacerdócio de Cristo. A carta mostra aos leitores que Jesus é o Sumo Sacerdote-Rei predito nas Escrituras e que, como tal, superior ao sistema levítico. Melquisedeque, rei de Salém, a quem Abraão entregou o dízimo, tornou-se um tipo desse sacerdócio eterno. E não só isso, mas todo o sistema levítico tornara-se obsoleto visto que a nova ordem sacerdotal havia suplantado a antiga.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Jesus é o perfeito sacerdote porque cuidou com zelo do templo enquanto esteve em Jerusalém. Seu cuidado em tratar das ofertas pelos pecados do povo foi feito com toda propriedade
b)
Ele foi quem ofereceu, com suas próprias mãos, o principal sacrifício pelo pecado da humanidade. Jesus foi o sacerdote e o holocausto, puro, perfeito e sem mácula. Ele foi o intermediador perfeito entre o homem e Deus.
c)
Jesus era da tribo de Levi, por isto era um sacerdote natural. Seus antecedentes foram também sacerdotes e lhe transmitiram essa herança.
d)
Jesus era sacerdote exemplar, pois foi exemplo para o povo como homem íntegro, inclusive com sua família, e preservava suas vestes sempre limpas, como determinava a lei.
e)
Jesus ainda é o nosso sumo-sacerdote, pois que continua oferecendo os sacrifícios em troca dos nossos pecados.
5)
"No ano 70 d.C, o Segundo Templo foi destruído pelo general romano Tito, que recebeu a tarefa de sufocar uma revolta na então Judeia. Jerusalém foi incendiada e, do templo, sobrou apenas o Muro. O general romano, que depois se tornaria imperador, teria deixado a parede de pé para que o povo judeu não se esquecesse de que Roma vencera a guerra — daí viria a expressão Muro das Lamentações. Os judeus, porém, encararam o fato como o cumprimento de uma promessa divina segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do Templo, símbolo da aliança de Deus com o povo de Israel. Assim, o Muro se tornou local de veneração e já remonta a vários séculos a tradição de colocar nas reentrâncias entre as pedras papéis com orações e pedidos. O muro tem três seções — a leste, a oeste e a sul. Na parte oeste fica o local oficial de orações, por isso seu nome em hebraico é ‘Hakotel Hama'araví’, ou Muro Ocidental”. O templo era o local sagrado dos judeus. Sem seu edifício, a prática judaica dos sacrifícios foi extinta. Mas, como informa o texto, o povo segue em fazer suas orações e preces diante do muro, colocando nele seus pedidos.
Assinale a alternativa correta sobre lugares sagrados.
Alternativas:
a)
São construções onde se pode prestar cultos a divindades. Cada religião tem o seu tipo de construção, de acordo com a arquitetura característica de cada uma delas. No espaço sagrado, há normas e regras a serem respeitadas por todos. O candomblé, porém, não conserva espaços sagrados, já que seus ritos religiosos são ministrados em terreiros.
b)
São lugares que carregam um poder simbólico de conter uma divindade. Necessariamente, a divindade tem que se manifestar constantemente, ou o local deixa de ser sagrado. Alguns templos, principalmente na Europa, deixaram de ser igrejas por não haver nelas manifestações de Deus.
c)
São lugares que carregam um poder simbólico que represente comunicação entre o mundo e o sobrenatural. Podem ser lugares onde a divindade tenha se manifestado, ou ainda se manifeste. No caso do Muro das Lamentações, por se tratar de uma parte do antigo templo em ruínas, conserva a sacralidade do espaço em que o Deus judaico habitava.
d)
Espaços sagrados estão espalhados por toda a natureza, pois ela é a representação da sacralidade da criação de Deus. Uma floresta, um campo, um jardim, podem ser considerados espaços sagrados, pois contêm a revelação de Deus pela sua criação.
e)
O Muro das Lamentações é um espaço sagrado porque os judeus assim o consideram. Mas o templo que ele cercava deixou de ser sagrado desde que Jesus foi morto e ressuscitado, pois nele foi rasgado o véu do santo dos santos.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
4) b)
Ele foi quem ofereceu, com suas próprias mãos, o principal sacrifício pelo pecado da humanidade. Jesus foi o sacerdote e o holocausto, puro, perfeito e sem mácula. Ele foi o intermediador perfeito entre o homem e Deus.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
AV2- Introdução à Teologia.
1-E / 2-D / 3-E / 4- B / 5- C
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás