• Matéria: História
  • Autor: alberteinstein19
  • Perguntado 5 anos atrás

Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um
terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o
candidato popular. Porque há dois "queremos": o "queremos" dos que querem ver se continuam nas
posições e o "queremos" popular... Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista?
É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque
ele é "à moda da casa". (Enem/2017) A Decati, 16 st. 1995. apud GOMES AGE D'ARAUJO, M.C. Getelismo e trata de Paula Abra 19
Sobre a Era Vargas, é correto afirmar:

A) A Era Vargas tem início, com o que alguns chamam de Revolução de 1930 e dividiu-se em três momentos: Governo Provisório -1930-1934. Governo Constitucional – 1934-1937 e Estado Novo – 1937-1945. É importante lembrar que existe um outro olhar sobre o movimento de 1930, que o vê como um golpe de Estado liderado por Vargas.
B) Desde os primeiros anos da Era Vargas, as organizações operárias ficaram sob controle do Estado. Vargas assegurou desde o início vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro do sindicato, reconhecido pelo governo e isso valia para todos os trabalhadores, rurais e urbanos.
C) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. A esse movimento deu-se o nome de Revolução Constitucionalista de São Paulo de 1932.
D) Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que Vargas procurou manter uma postura liberal, não interferindo nas relações capital e trabalho e nesse período vigorou um sindicalismo autêntico, livre da figura do “pelego” ou líder sindical manipulado pelo Estado.
E) “O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. O trecho demonstra a importância do DIP, órgão responsável por incentivar toda forma de manifestação durante o Estado Novo.​

Respostas

respondido por: vitoralexandre777
0

Resposta:

A

Espero ajudar e que a resposta esteja certa.

Perguntas similares