• Matéria: História
  • Autor: yasminborgesdasilva4
  • Perguntado 5 anos atrás

julgue certo ou errado

20. () A organização social na Mesopotâmia variou ao longo dos séculos e de acordo com o povo que a dominava. Entretanto, de modo geral, encontramos a sociedade 13 dividida em: Classe dominante e classe dominada e o rel, que ocupava o topo da hierarquia social.

21.() (UF CAMPINA GRANDE-PB) A civilização egipcia, que teve início por volta de 4.000 a.C., desenvolveu-se em uma estreita faixa de terra no nordeste da África, Embora cercada por desertos, essa região apresentava fatores naturais que propiciaram a fixação do homem.

22. ( ) (UFPI) Os antigos egípcios formaram uma civilização que começou a florescer no fim da pré-história, às margens do rio Tigre e Eufrates, no desértico do Saara e estendeu-se até o fim da Antiguidade. A existência da civilização só foi possivel em razão das secas periódicas do rio, que fertilizavam o solo, tornando-o próprio para a agricultura.

23. () (UFMG) O Egito era um verdadeiro oásis em meio ao deserto. Por isso, o historiador grego Heródoto afirmou: o Egito é uma dádiva do rio Nilo. Entretanto, somente os fatores naturais não são suficientes para explicar o desenvolvimento da civilização egipcia. Deve-se considerar a atuação humana através do trabalho, da criatividade e do planejamento.

24. () (USP) Para proteger vilas e casas das inundações do rio Nilo, os egípcios construíram diques e barragens. Construiram também canais de irrigação para levar a água do rio às regiões mais distantes. Assim, aliando esforço e criatividade, os egipcios aproveitaram os recursos naturais, fazendo surgir uma das mais antigas civilizações.

25. ( ) (UnB-DF)Desde 5.000 a.C., o Egito era habitado por povos que viviam em cläs, chamados nomos. Embora independentes uns dos outros, os nomos cooperavam entre si para solucionar problemas comuns, como a abertura de canais de irrigação, construção de diques etc. Essas relações evoluíram e levaram a formação de dois reinos: Reino do Baixo Egito - formado pelos nomos do norte; O reino do Alto Egito - formado pelos nomos do sul. Por volta de 3.200 a. C., Menés unificou os dois reinos, fundando assim, a primeira dinastia dos Faraós.

26. ( ) (UF-BA) A sociedade egipcia era formada por diferentes camadas sociais, organizadas em castas hereditárias podendo ser representada na forma de uma pirâmide - a mais célebre construção arquitetônica do Egito no topo dessa pirâmide encontrava-se o faraó, que concentrava os poderes administrativo, militar e religioso. Considerando um verdadeiro na Terra, sua autorida era absoluta.


27. ( ) (Unisinos - RS) Na economia, o Estado não era representado pelo faraó que não controlava as atividades econômicas. Era dono da terra e comandava o trabalho agricola. Administrava as pedreiras, as minas e a construção de canais, diques, templos, pirâmides, estradas, além de controlar o comércio exterior.​

Respostas

respondido por: carolinne99braga
2

Resposta:

Explicação:

Indígenas e africanos foram escravizados na América portuguesa. Porém, os setores mais dinâmicos da economia colonial, a mão de obra passou logo a ser predominantemente de origem africana. Para toda América portuguesa, a escravidão africana prevaleceu em áreas voltadas para a economia agroexportadora, como a produção açucareira nordestina, desde o século XVII, e mais tarde também nas áreas interioranas voltadas para a mineração

Perguntas similares