• Matéria: Filosofia
  • Autor: AnaColombo
  • Perguntado 5 anos atrás

De que modo Protágoras, importante filósofo sofista, entendia o processo de elaboração das noções morais?

A.
Entendia que as leis morais dependem de uma razão objetiva, em que se afirmam valores que sejam universais e independentes da dinâmica concreta.

B.
Afirmava que o processo de construção de noções abstratas, como a moralidade universal, tinha por origem o processo empírico da experiência subjetiva.

C.
Concebia o movimento histórico como processo de construção das sociedades, sendo que a moral representa a produção ideológica correspondente.

D.
Determinava que as razões morais objetivas dependiam diretamente da crença na existência de Deus, sem a qual a moral não se justificaria concretamente.

E.
Observava a relatividade histórica e social das certezas humanas, e que o próprio homem em sociedade seria o construtor e destruidor das verdades.

Respostas

respondido por: lobasticcomlobastic
3

Resposta:

E. Observava a relatividade histórica e social das certezas humanas, e que o próprio homem em sociedade seria o construtor e destruidor das verdades.


lobasticcomlobastic: Me marca como melhor resposta ?
respondido por: graceandreatta
5

Resposta:

Observava a relatividade histórica e social das certezas humanas, e que o próprio homem em sociedade seria o construtor e destruidor das verdades.

Explicação:

Afirma corretamente um traço importante do pensamento sofista, qual seja, a noção de subjetividade e relatividade das certezas humanas, sempre derivadas da dinâmica variável dos povos.

Perguntas similares