Uma série de copolímeros de estireno e butadieno substituído foram preparados via polimerização radicalar, partindo-se de 5%, e 15% em fração molar de 2-etóxi-1,3-butadieno (ETB). A reação de polimerização é mostrada seguir. Fonte: Acervo do Conteudista Onde: P = CH3CH2- Após hidrólise, os polímeros foram submetidos aos efeitos da radiação UV e analisados por espectroscopia no infravermelho (IV), espectroscopia de ressonância magnética nuclear protônica (1H-RMN) e cromatografia por permeação em gel (SEC). O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a velocidade de cisão da cadeia, quando expostos à luz solar (fotólise), dos copolímeros em relação ao poliestireno puro, não modificado (PS). A ideia é fazer com que, uma vez descartados em aterros sanitários, os microorganismos, bactérias e fungos fossem capazes de “digerir” mais rapidamente esses polímeros – acarretando uma diminuição do volume de lixo plástico, como os copos descartáveis de água e café. As análises por SEC foram realizadas em um cromatógrafo líquido de alta eficiência Shimadzu modelo CLASS-LC10, dotado de três colunas em série, detectores de UV-Vis e índice de refração. A temperatura do forno utilizada foi de 45°C, com fluxo de THF (1mL/miin). Injetou-se 25μL de cada uma das amostras. A figura a seguir traz os perfis cromatográficos obtidos via SEC para os copolímeros antes e após a fotólise (quebra) das cadeias. Fonte: Elaborada pelo autor É correto o que se afirma em:
a. As curvas 1 e 2 referem-se aos copolímeros ETB após fotólise, uma vez que apresentam as maiores massas molares médias (em torno de 40.000g/mol).
b. Não é possível distinguir, entre as quatro curvas, quais são dos copolímeros antes e após a quebra das cadeias, uma vez que suas massas moleculares são muito próxima
c. Na técnica de cromatografia por SEC as moléculas maiores eluem mais lentamente, enquanto as moléculas menores eluem rapidamente da coluna.
d. A curva 4 refere-se ao copolímero cuja reação de fotólise foi mais efetiva, uma vez que apresenta a menor massa molecular média.
e. As curvas 3 e 4 referem-se aos copolímeros ETB antes da fotólise, uma vez que apresentam as menores massas molares médias.
Anexos:
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
A curva 4 refere-se ao copolímero cuja reação de fotólise foi mais efetiva, uma vez que apresenta a menor massa molecular média.
Explicação:
Foi a que coloquei e acertei
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás