• Matéria: Pedagogia
  • Autor: taniasb123448
  • Perguntado 4 anos atrás

As ideias do período clássico da Sociologia, que compreendem os escritos iniciais dos primeiros sociólogos que serão estudados, Durkheim, Marx e Weber, servirão de inspiração para que os sociólogos do século XX possam embasar e produzir suas teorias, as quais darão conta de analisar essa nova sociedade que se reconfigura em seus contextos próprios. Ainda assim, as ideias dos autores clássicos continuam potentes e propiciam análises muito ricas sobre as interações sociais. Imagine que você é professor(a) e exerce a docência numa escola pública municipal. Nessa escola, assim como em todas as demais do município, os diretores são nomeados pela Secretaria de Educação, passando longe dos ideais da gestão democrática tão comentados no âmbito educacional. Ao ler uma obra de Sociologia da Educação, você se encanta com os dizeres de Karl Mannheim sobre os aspectos da democracia e sobre a forma como esse autor analisa a escola, então, devido a essa leitura, você resolve construir uma argumentação a favor da gestão democrática escolar. Valendo-se dos pensamentos de Karl Mannheim, como você argumentaria sobre essa situação? Quais as ideias sociológicas que poderiam ajudar na discussão em favor desse modelo de gestão?

Respostas

respondido por: proelisacau
22

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A Sociologia da Educação, sobretudo nas suas tendências de inspiração histórico-críticas, funciona analisando as interações em sociedade sob a ótica dos efeitos da dominação de uma classe social, que atua com seu poder ditando as regras e estabelecendo os modelos que serão seguidos pelos indivíduos na sociedade. Ao optar pela gestão democrática, as escolas podem estar colocando em xeque essa lógica, estendendo o poder também à comunidade escolar e inserindo-a nos debates sobre a formação dos alunos e os objetivos da própria escola.

Complementando, o sociólogo Karl Mannheim entendia a democracia como uma ótima oportunidade de proporcionar ajustes necessários dentro da sociedade, em que as relações entre os grupos culturais poderiam, de fato, se evidenciar, em que todas as camadas sociais fossem contempladas e tivessem como participar das ações estabelecidas. A democracia, segundo o autor, garantiria que as pessoas de classes inferiores pudessem ascender de acordo com seu mérito dentro dessa lógica capitalista. Uma escola que apresente, por sua vez, uma gestão democrática, com o diretor eleito pela comunidade, estaria indo bem ao encontro das ideias histórico-críticas da Sociologia, propostas por Karl Marx, bem como das ideias de Mannheim.

Explicação:

respondido por: Matheusieti
2

Entendendo a atividade, o pensamento de Karl Mannheim se direciona para o conceito de democracia como um oportunidade para proporcionar bases para a sociedade, o que inclui a educação como uma dessas bases.

Analisando esse argumento, percebemos que as teorias de Karl Mannheim se interligam com a Sociologia da Educação que visam compreender as tendências de inspiração histórico-críticas.

Quais as ideias poderiam ajudar o modelo de gestão?

O estudo sobre a sociedade, as políticas sociais voltadas para a educação, as bases sociais e o trabalho Governo Federal para possibilitar o acesso à educação.

Mais sobre a Sociologia da Educação:

https://brainly.com.br/tarefa/14358481

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares