A NECESSIDADE ECONÔMICA QUE LEVOU À PRIMEIRA FORMA DE ESCRITA
Tim Harford me ajudar por favor
Em 1929, o mistério cresceu ainda mais quando o arqueólogo alemão Julius Jordan desenterrou uma vasta biblioteca de tábuas de argila de cinco mil anos de idade. Essas tábuas eram até mais antigas do que amostras descobertas na China, no Egito e na Mesopotâmia, e continham gravações em uma escrita abstrata, que depois ficaria conhecida como "cuneiforme".
As tábuas eram de Uruk, um vilarejo da Mesopotâmia nas margens do rio Eufrates - onde hoje fica o Iraque. Uruk era pequena para os padrões atuais, com apenas alguns milhares de habitantes, mas na época era enorme, uma das primeiras cidades do mundo. Essa grande cidade criou uma escrita que por anos intrigou os estudiosos modernos. O que diziam aqueles traços abstratos?
Contagem por correspondência
As ruínas de Uruk e outras cidades mesopotâmicas estavam repletas de pequenos objetos de barro em formato de cone, esfera ou cilindro. Um arqueólogo chegou a brincar que pareciam supositórios. Já Julius Jordan foi mais perceptivo e escreveu em um periódico que eram objetos com formas de "objetos do dia a dia - potes, pães e animais".
Mas para que serviam? Ninguém conseguia resolver o quebra-cabeça.
Pelo menos até a arqueóloga francesa Denise Schmandt-Besserat, que, nos anos 1970, catalogou peças semelhantes encontradas na região, desde a Turquia ao Paquistão. Ela acreditava que os objetos tinham um propósito em comum: a contagem por correspondência. As peças com forma de pães seriam usadas para contar pães, as peças em forma de potes, para contar potes, e assim por diante. A contagem por correspondência é simples: você não precisa saber contar, basta olhar para comparar duas quantidades e verificar se são ou não as mesmas.
Economia Urbana
Mas as peças de Uruk foram mais longe: eram usadas para registrar a contagem de várias quantidades diferentes e podiam ser usadas tanto para adicionar quanto para subtrair..É bom lembrar que Uruk era uma cidade grande. Havia clero e artesãos, e a comida era colhida no campo. Uma economia urbana exige negociação, planejamento e tributação. Imagine os primeiros contadores do mundo, sentados na porta do armazém do templo, usando peças de pão para contar os sacos de grãos que chegavam e partiam.
Denise Schmandt-Besserat resolveu dois problemas de uma só vez. As tábuas de barro adornadas com a primeira escrita abstrata do mundo não eram usadas para poesia ou para enviar mensagens a terras distantes. Elas foram usadas como um pioneiro sistema de contabilidade. Também eram usadas como os primeiros contratos escritos do mundo.
Como um todo, tratou-se de um conjunto de conquistas. Os cidadãos de Uruk enfrentaram um enorme problema para qualquer economia moderna - como lidar com uma rede de obrigações e compromissos à distância entre pessoas que não se conheciam bem, que talvez nunca se conhecessem. Resolver este problema significava produzir uma cadeia de brilhantes inovações: não apenas a primeira contabilidade e os primeiros contratos, mas a primeira matemática e também a primeira escrita - que foi, portanto, uma ferramenta desenvolvida por uma razão muito clara: gerenciar a economia.
Proposta de Atividade:
1)-O texto apresenta duas descobertas importantes que contribuíram para responder à questão colocada no primeiro parágrafo. Que descobertas foram essas? (Atenção! Sua resposta total não deve ultrapassar 4 linhas).
2)- Um dos estudiosos da história da escrita, Florian Coulmas, faz a seguinte afirmação, em seu livro Escrita e Sociedade :
“A origem da escrita coincidiu com a urbanização, ou seja, com a emergência de formas complexas de organização social em cidades e com uma atividade econômica que produz um excedente para além da subsistência. Não foi uma coincidência; ao contrário, uma estimulou a outra”.
O texto sobre as tábuas de Uruk corrobora essa afirmação ? Por quê ? ( Atenção! Sua resposta deve ser autoral, ou seja, de sua autoria, escrita com suas próprias palavras. Não copie trechos do texto nem de tetos que circulam na Internet. Sua resposta deve ter de 4 a 8 linhas.
julianop619:
Tbm estou precisando gente pfvv!!!!!
Respostas
respondido por:
9
1) O texto apresenta duas descobertas importantes, a primeira diz respeito à diversas tábuas de argila sendo a forma mais antiga de escrita, de um vilarejo chamado Uruk. A segunda refere-se a peças com formato de pães, potes que tinham o propósito de realizar contagem.
2) O texto sobre as tábuas de Uruk corrobora essa afirmação. Demonstra as primeiras formas de escritas antigas no período da Mosopotâmia, no início da civilização e das primeiras formas de organização social.
Bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás