Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, das responsabilidades gerais do psicólogo, em seu Art. 2, é vedado a este:
I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais apenas seus vínculos profissionais atuais possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;
III. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;
IV. Ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticados por psicólogos na prestação de serviços profissionais.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Todas estão corretas
I, II, III, IV
Explicação:
De acordo com o código de ética profissional do psicologo, em seu artigo 2.
respondido por:
0
Resposta:
I, II, III e IV
TODAS ESTÃO CORRETAS
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás