Respostas
Resposta:
Inicialmente, patriarcado possuía um sentido religioso, pois, antes do século XIX, designava os patriarcas, que eram considerados os chefes de família antes ou depois do dilúvio. Posteriormente, passou a ser utilizado para se referir ao poder monárquico. Ou seja, o poder real era associado ao poder do pai sobre seus filhos.
Alguns teóricos acreditam que a dominação patriarcal era característica das sociedades pré-burocráticas. Ou seja, para eles o patriarcado não poderia ser encontrado nas sociedades capitalistas. Entretanto, as teorias feministas mostram que existe uma ordem patriarcal até mesmo no capitalismo.
O patriarcado valoriza o poder masculino em detrimento do feminino. No capitalismo, fica evidente a sua atuação quando homens são considerados com mais aptidões para cargos de liderança, por exemplo.
Existem algumas características que podem ser descritas como sendo comuns ao patriarcado. Abaixo, confira as principais:
- Os homens são considerados os únicos capazes de conduzir a vida política, econômica, moral e social.
- As mulheres são consideradas seres mais fracos física e mentalmente.
- Somente os homens possuem capacidade de tomar decisões importantes.
- A superioridade da masculinidade é presente nas famílias, que dá tratamento diferenciado aos filhos.
- As mulheres são incentivadas a estarem no domínio dos homens, sendo levadas a acreditar que não possuem capacidade de decisão.