O pensamento estratégico é tão velho quanto o próprio homem. Desde os primórdios, no tempo das cavernas, os primeiros seres humanos tinham preocupações estratégicas em relação à sobrevivência e à continuidade da espécie. No meio empresarial, porém, o termo “Planejamento Estratégico” passou a ser amplamente utilizado a partir da década de 50.



Assinale a alternativa que melhor representa as razões do estabelecimento do planejamento estratégico como ferramenta indispensável às organizações.
Escolha uma opção:
a. O planejamento estratégico foi impulsionado pela necessidade de explorar as forças e fraquezas organizacionais em um período de poucas oportunidades e ameaças.
b. A era industrial, vivida nos anos 50, permitia o planejamento estratégico para o prazo de 20 anos, devido à estabilidade dos mercados da época.
c. A década de 50 teve um forte impacto do fracasso japonês no pós-guerra, o que levou as organizações mundiais a planejar estrategicamente o seu futuro.
d. O estudo de Michael Porter deu origem aos estudos do planejamento estratégico por enfatizar as forças que regem o mercado.
e. O cenário de guerra empresarial que se apresentava nesse período era exponencialmente dinâmico e competitivo.

Respostas

respondido por: heriq15
19

Resposta:

letra E

Explicação:

respondi essa na prova e acertei

respondido por: winnyfernandes
5

A partir da década de 50 o Planejamento Estratégico passou a ser adotado como diferencial no cenário de guerra empresarial que se apresentava nesse período onde tudo era dinâmico e competitivo. Sendo assim, a alternativa E está correta.

O que é Planejamento Estratégico?

É o processo de criar e executar estratégias baseadas em informações para alcançar determinado objetivo. Ele é essencial para tomada de decisão de longo prazo.

Um bom planejamento evita que a empresa sofra com situações inesperadas e obtenha vantagem competitiva.

Saiba mais sobre planejamento estratégico: https://brainly.com.br/tarefa/22778218

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares