1 – Aula MITO E REALIDADE por Mircea Eliade
Comportamentos míticos poderiam ser reconhecidos na obsessão do "sucesso",
tão característica da sociedade moderna, e que traduz o desejo obscuro de transcender
os limites da condição humana; no êxodo para os subúrbios, onde se pode detectar a
nostalgia da "perfeição primordial"; na intensidade afetiva que caracteriza o que se
denominou de "culto do automóvel sagrado". Como observa Andrew Greeley, "basta
visitar o salão anual do automóvel para nele reconhecer uma manifestação
religiosa profundamente ritualizada. As cores, as luzes, a música, a reverência dos
adoradores, a presença das sacerdotisas do templo (as manequins), a pompa e o
esplendor, o esbanjamento de dinheiro, a multidão compacta — tudo isso representaria,
em qualquer outra cultura, um ofício nitidamente litúrgico. O culto do carro sagrado tem
os seus adeptos e iniciados. Nenhum gnóstico aguardava com maior ansiedade a
revelação de um oráculo, do que um adorador do automóvel aguarda os primeiros
rumores sobre os novos modelos. É na época do ciclo sazonal anual que os sumos-
sacerdotes do culto — os negociantes de carros — assumem uma nova importância,
enquanto um público ansioso aguarda impacientemente o advento de uma nova forma
de salvação"
1- Lendo o texto de Eliade, você acredita que o mito, a mitologia está
presente na nossa sociedade hoje? Por quê? (Escreva em seu
caderno)
Essa atividade será desenvolvida exclusivamente em casa!
O nascimento da Filosofia
Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do
século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor
(particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto.
E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
1. Com relação aos mitos: quando comparamos os mitos orientais, cretenses,
micênicos, minóicos e os que aparecem nos poetas Homero e Hesíodo, vemos
que eles retiraram os aspectos apavorantes e monstruosos dos deuses e do
início do mundo; humanizaram os deuses, divinizaram os homens; deram
racionalidade a narrativas sobre as origens das coisas, dos homens, das
instituições humanas (como o trabalho, as leis, a moral); 2. Com relação aos conhecimentos: os gregos transformaram em ciência
(isto é, num conhecimento racional, abstrato e universal) aquilo que eram
elementos de uma sabedoria prática para o uso direto na vida. Assim,
transformaram em matemática (aritmética, geometria, harmonia) o que eram
expedientes práticos para medir, contar e calcular; transformaram em astronomia
(conhecimento racional da natureza e do movimento dos astros) aquilo que eram
práticas de adivinhação e previsão do futuro; transformaram em medicina
(conhecimento racional sobre o corpo humano, a saúde e a doença) aquilo que
eram práticas de grupos religiosos secretos para a cura misteriosa das doenças.
E assim por diante;
3. 3. Com relação à organização social e política: os gregos não inventaram
apenas a ciência ou a Filosofia, mas inventaram também a política. Todas as
sociedades anteriores a eles conheciam e praticavam a autoridade e o governo.
Mas, por que não inventaram a política propriamente dita? Nas sociedades
orientais e não-gregas, o poder e o governo eram exercidos como autoridade
absoluta da vontade pessoal e arbitrária de um só homem ou de um pequeno
grupo de homens que decidiam sobre tudo, sem consultar a ninguém e sem
justificar suas decisões para ninguém. Os gregos inventaram a política
(palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por
leis e instituições
4. 4. Com relação ao pensamento: diante da herança recebida, os gregos
inventaram a ideia ocidental da razão como um pensamento sistemático
que segue regras, normas e leis de valor universal (isto é, válidas em todos
os tempos e lugares. Assim, por exemplo, em qualquer tempo e lugar 2 + 2
serão sempre 4; o triângulo sempre terá três lados; o Sol sempre será maior do
que a Terra, mesmo que ele pareça menor do que ela, etc.).
Respostas
Resposta:
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