CONSEQUENCIA DAS CRUZADAS
As Cruzadas fracassaram no plano militar, pois não se consumou a ocupação definitiva de Jerusalem. Por outro lado, foram grandes as modificações provocadas
por elas na sociedade europeia da Baixa Idade Média.
Pode-se dizer que as Cruzadas representaram uma expansão europeia para além de seus limites. Na Península Ibérica, por exemplo, a nobreza acabou por conquistar terras que estavam sob o dominio árabe.
Para as cidades italianas, as Cruzadas deixaram como consequência a reabertura do mar Mediterrâneo ao comércio com o Oriente. Isso foi possivel com a reconquista de pontos que estavam sob o dominio árabe e bizantino desde o século VIII. Os interesses materiais passaram a ser mais importantes do que a fé. Armas, marfim, ouro, prata, perfumes, tecidos de seda e as famosas especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta etc.), além de outros artigos de luxo, começavam a penetrar na Europa pelas mãos de comerciantes das cidades italianas de Gènova e Veneza, entre outras.
O comércio renascia nas pequenas cidades e vilas europeias, com novas práticas e novos costumes. Moedas, mercados, lucros, comércio e comerciantes: novas expressões e novas práticas que contrastavam com o mundo ruralizado do feudalismo.
Após as Cruzadas, o mundo feudal iniciou o seu fim.
4) Quais são os exemplos de especiarias citados no texto?
Respostas
Resposta:
4)As Cruzadas
Em 1095, na cidade francesa de Clermont, o papa Urbano II fez um discurso convocando os cristãos da Europa a marcharem em direção ao Oriente para combater os “infiéis” muçulmanos que dominavam aquela região, inclusive a cidade de Jerusalém, considerada santa pelos cristãos por se tratar do local no qual se encontrava o Santo Sepulcro, ou seja, o túmulo de Jesus Cristo.
Nascia, assim, uma série de expedições militares e religiosas, que receberam o nome de Cruzadas e que acabaram se estendendo não apenas ao Oriente, mas também à península Ibérica e ao norte da África, já que estas regiões também se encontravam sob o domínio dos árabes muçulmanos desde o século VIIIObserve-se que as Cruzadas tinham um aspecto de Guerra Santa, a exemplo da Jihad islâmica, pois sua intenção era combater os infiéis, o que, neste caso, representava combater aquele que não era católico e tudo em nome de
Causas das Cruzadas
5)Já foi dito que o crescimento demográfico exigia a canalização do excedente populacional europeu para outras áreas, e isso pode ser considerado um elemento incentivador para o início das Cruzadas. A nobreza via nas Cruzadas um caminho para a conquista de novas terras fora da Europa, o que serviria para dar novo fôlego ao sistema feudalDepois do auge do sistema feudal, a Europa, a partir do século XI, observou uma série de transformações que marcaram a chamada Baixa Idade Média. Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.
Entre os principais centros comerciais desta época destacavam-se as cidades italianas de Veneza e Gênova. A posição privilegiada destas duas regiões permitiu que a Península Itálica, ao longo do tempo, se transformasse em um entreposto entre as cidades comerciais do Oriente e do Ocidente.
explicaçao:
espero ter ajudado