A marca da solidão
Deitado de bruços sobre as pedras quentes do chão de paralelepípedos, o menino espia. Tem os braços dobrados e a testa pousada sobre eles, seu rosto formando uma tenda de penumbra da tarde quente.
Observa as ranhuras entre uma pedra e outra. Há, dentro de cada uma delas, um diminuto caminho de terra, com pedrinhas e tufos minúsculos de musgos, formando pequenas plantas, ínfimos bonsais só visíveis aos olhos de quem é capaz de parar de viver para, apenas, ver.
Quando se tem a marca da solidão na alma, o mundo cabe numa fresta.
No pequeno conto, escrito por Heloísa Seixas, há um substantivo que evidencia a pequenez do universo que atrai a atenção do menino. Assinale a alternativa que apresenta esse substantivo.
A
“pedrinhas”
B
“marca”
C
“mundo”
D
“fresta”
Respostas
Resposta:
A resposta e a "D" festa
Explicação:
O substantivo “fresta” refere-se às ranhuras entre uma pedra e outra, para as quais o menino estava olhando atenciosamente.
espero ter ajudado, espero n ter errado tbm <3
O substantivo que evidencia a pequenez do universo que atrai a atenção do menino é "fresta".
"A marca da solidão"
Conforme esse texto de Heloísa Seixas, para o menino retratado no conto, "o mundo cabe numa fresta", ou seja, todas as coisas que lhe despertam interesse são coisas pequenas, minúsculas.
Ele espia o que há nas ranhuras entre uma pedra e outra. Nesse minúsculo espaço, o menino é capaz de enxergar "pedrinhas e tufos minúsculos de musgos" e "ínfimos bonsais".
A fresta é uma abertura estreita, uma pequena fissura. No poema, simboliza a capacidade do menino em ver o que é muito pequeno e passa despercebido pela maioria das pessoas.
Mais sobre substantivo em:
https://brainly.com.br/tarefa/47115132
https://brainly.com.br/tarefa/13544388
A