• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lordinho98
  • Perguntado 5 anos atrás

Uma família brasileira assiste um documentário na TV, e este documentário exibe um aspecto da vida de uma comunidade de habitantes nativos de uma comunidade indígena no interior do Amazonas. O aspecto retratado é um rito de passagem no qual os adolescentes do sexo masculino são aferroados por formigas para que entrem na vida adulta. Ao fim do documentário, um dos membros da família (o pai) desliga o aparelho de TV e comenta com seus filhos: “Esse ritual de passagem, que inclui dor, é atrasado. Nossa sociedade urbana, mais evoluída, não possui espaço para esse tipo de manifestação cultural.”

Do ponto de vista da Antropologia, a conclusão do pai está correta? Qual a melhor explicação? (Valor: 0,8)



(a) Sim. O Funcionalismo antropológico tem demonstrado, desde o século XIX, que as culturas humanas podem se desenvolver, desde que as mais atrasadas recebam o auxílio das mais civilizadas.

(b) Não. O Evolucionismo antropológico sofreu uma crítica por parte do Funcionalismo, e desde então se estabeleceu cientificamente o entendimento de que há diferenças culturais, sem uma hierarquia entre as culturas.

(c) Não. As ciências naturais têm comprovado que existe uma diferença entre as culturas e que tais diferenças devem ser explicadas principalmente através da ação do meio ambiente natural sobre a mente humana.

(d) Sim. O Evolucionismo biológico tem demonstrado que a evolução humana tende a transformar a cultura, da mais primitiva para a mais civilizada, sendo a cultura ocidental uma prova da evolução e das hierarquias culturais.

(e) Sim. Para que a escala evolutiva das culturas humanas seja construída é preciso estudar o desenvolvimento de cada cultura e fazer a comparação entre as mesmas, de modo a estabelecer quais são mais primitivas e quais são as mais desenvolvidas.



Respostas

respondido por: rebecaromana88
0

Resposta:

Explicação:

A

Perguntas similares