• Matéria: Filosofia
  • Autor: Juliana9815
  • Perguntado 9 anos atrás

porque os sofistas foram depreciados pelos filosofos seus contemporaneos?apesar disso,qual foi o legado deles?

Respostas

respondido por: gampert
1492
O principal motivo é que eles cobravam pelos ensinamentos transmitidos, e isso era mal visto pela sociedade da época. Foram criticados principalmente por Sócrates e Platão. Enquanto Sócrates dizia que não sabia nada, sofistas afirmavam "saber de tudo" Achei um trecho que define bem: "sofista debate por debater, para ganhar a disputa verbal. Sócrates debate para purificar a alma de sua ignorância"
respondido por: EduardoPLopes
290

Em verdade, os sofistas não foram depreciados por todos - e nem mesmo pela maioria dos - os seus contemporâneos, apenas pelos filósofos. Entre a população geral, os "não-filósofos", os sofistas eram muito bem vistos, sendo famosos pela Grécia e bem pagos pelos seus serviços.

De todo modo, foram depreciados pelos filósofos por defenderem uma postura intelectual que negava completamente todos os pressupostos básicos da Filosofia, de modo que filósofos e sofistas eram, por suas próprias naturezas, "inimigos".

Os sofistas nos deixaram de legado belas peças de retórica - como os escritos de Górgias -, muitos dos fundamentos da Lógica - que eles, em parte, desenvolveram para regrar os seus debates - e os rudimentos da Filosofia da Linguagem, que estaria propriamente madura somente no século XX.

Mais sobre os sofistas em:

https://brainly.com.br/tarefa/6577833

Anexos:
Perguntas similares