Considerando que, segundo os autores Kaplan e Manners (1975, p. 16), “cultura refere-se àqueles fenômenos que consideram padrões de comportamento que não podem ser integralmente explicados pelos conceitos psicobiológicos”. Assim, cada sociedade tem sua forma de comportamento, em que cada indivíduo se relaciona conforme o padrão do convívio social e, com base em seus conceitos, as sociedades atribuem um juízo de valor sobre as outras culturas. Dificilmente determinada atitude comportamental de uma sociedade terá a mesma compreensão pelas demais; um exemplo disso são os casos de infanticídio nas tribos indígenas. A prática do infanticídio é a principal causa de morte nas tribos indígenas, muitas vezes é a própria mãe quem mata a criança. As vítimas costumam ser crianças com deficiência física e/ou mental, mas até mesmo o fato de o sexo do bebê não ser o esperado é um fator que influencia na tomada de decisão com relação ao infanticídio. Portanto, não cabe a nós, nem aos direitos humanos intervir e/ou julgar se tal conduta é certa ou errada, pois, do ponto de vista da própria cultura, ela está correta. (Texto adaptado do site Âmbito Jurídico)
Considerando o texto acima, é possível afirmar que ele evidencia uma situação de:
A.
Aculturação
B.
Sincretismo
C.
Relativismo cultural
D.
Enculturação
E.
Etnocentrismo
Respostas
Resposta:
C Relativismo cultural
Explicação:
Não se trata de aculturação, pois esse é o processo pelo qual os sujeitos adquirem traços ou se adaptam às outras culturas com as quais têm contato. É o processo de aculturação que permite o sincretismo cultural, uma vez que, a partir do contato com outras culturas e religiões, o sujeito acaba adquirindo hábitos e costumes daquela sociedade ou grupo social, dando origem, muitas vezes, a novos hábitos e novas práticas culturais. A enculturação, por sua vez, é o processo de aprendizagem da própria cultura pelas crianças. Trata-se de relativismo cultural, pois acaba relativizando a situação e se abstendo de emitir qualquer julgamento ou valoração, ao contrário do que seria feito em uma situação de etnocentrismo, por exemplo.
O texto que trata do infanticídio nas tribos indígenas evidencia uma situação de relativismo cultural. A alternativa C está correta.
O que é relativismo cultural?
Assim como o nome sugere, o relativismo cultural sugere que as tradições e comportamentos de um povo fazem sentido e se mostram corretas sob sua perspectiva.
Desse modo, apesar de o infanticídio ser um crime grave, não seria correto julgá-lo frente aos princípios e leis das cidades estipuladas para o povo civilizado que, teoricamente, não viveria tais tradições milenares.
O relativismo cultural propõe que um povo seja analisado dentro de um contexto construído através dos anos. Assim, para entender corretamente a situação seria necessário entrar nas tribos e observar as motivações de mães e pais que rejeitam e maltratam seus filhos pequenos pelas mais variadas razões.
Aprenda mais sobre relativismo cultural: brainly.com.br/tarefa/3414866
#SPJ2