• Matéria: Filosofia
  • Autor: sophyeconvites
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguém me ajuda com uma dissertação de filosofia? tema O papel da argumentação em filosofia, autoridade e autoritarismo. Agradeço

Respostas

respondido por: mcarvalholopesnascim
2

Explicação:

espero que te ajude

Resposta:

Na lógica e na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão.  

Detalhes:

Reconhecemos na filosofia uma relação estreita entre a argumentação, a verdade e o ser ou realidade. Conhecer a verdade é saber como as coisas são e a filosofia recorre sobretudo à argumentação para descobrir a verdade, uma vez que a natureza do seu objeto é metafísica.

A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.

"Argumentar" quer dizer oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Argumentar não é apenas a afirmação de determinado ponto de vista nem uma discussão. Os argumentos são tentativas de sustentar certos pontos de vista com razões.

A argumentação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais crítica e focada na solução de problemas. Isso ocorre porque a argumentação é um recurso de linguagem que tem objetivo de convencer o leitor, ouvinte e/ou telespectador por meio da transmissão de ideias e opiniões.

Perguntas similares