Respostas
Resposta:
Tradutor - disponibilizar o programa em uma linguagem aceita pelo processador, ou seja, é responsável pela conversão da representação simbólica para a linguagem de máquina.
Interpretador - A função de um interpretador de código pode ser entendida como um tradutor que não gera módulo-objeto. Durante a execução de um programa, escrito em uma linguagem de alto nível, o interpretador traduz cada instrução e a executa imediatamente. São exemplos de linguagens de alto nível do tipo interpretadas: PHP, Basic, Perl, entre outras.
Compilador - é o utilitário que tem a função de gerar (dado um programa escrito em linguagem de alto nível) um programa em linguagem de máquina, não executável. Como exemplos de linguagens de alto nível estão: C, Pascal, Cobol, Delphi, Java, entre outros.
Linker - ou editor de ligação tem por objetivo gerar, dado um ou mais módulos-objetos, um único programa executável. Entre suas funções básicas estão a resolução das referências simbólicas existentes entre os módulos e a reserva de memória para a execução do programa.
Loader - Tem a função, junto ao sistema operacional, de carregar na memória principal um programa a fim de que o mesmo possa ser executado. Pode ser classificado como do tipo absoluto ou realocável, dependendo do procedimento de carga utilizado.
Depurador - É uma tarefa que exige além de raciocínio lógico apurado um bom conhecimento da linguagem de programação que se está utilizando na construção de um determinado programa. Porém, nenhum destes itens garante que não podemos ter problemas quanto a erros de sintaxe e lógica na escrita de nossos códigos.
Explicação:
Referências
MAIA, Luiz Paulo. Introdução à arquitetura de sistemas operacionais. São Paulo: LTC, 2007.
Resposta:
Tradutor Os primeiros programas de computador foram desenvolvidos através de uma linguagem denominada de “linguagem de máquina”. Além de exigir um conhecimento extremo por parte do programador era necessário também conhecer em detalhes o hardware do computador, como os endereços de memória onde seriam armazenados os programas. Este cenário mudou quando começaram a surgir as primeiras linguagens de montagem ou assembly e as linguagens de alto nível. Estas linguagens facilitaram a construção de programas, documentações e manutenção dos
mesmos.
Compilador analisa todo o código a fim de traduzi-lo de uma vez (muitas vezes, o resultado é um arquivo executável ou uma biblioteca), o interpretador faz esse trabalho de conversão aos poucos, sempre que uma declaração ou função é executada.
Linker ou editor de ligação tem por objetivo gerar, dado um ou mais módulos- objetos, um único programa executável. Entre suas funções básicas estão a resolução das referências simbólicas existentes entre os módulos e a reserva de memória para a execução do programa
Explicação:
Curso Coteg