Respostas
Resposta:
Como seres sociais que somos, vamos desenvolvendo e aprendendo sobre moral e ética ao longo da vida. A escola, como uma das primeiras experiências de vida em sociedade, é fundamental, portanto, como espaço para essa aprendizagem
O papel da escola na formação ética e moral dos estudantes é proporcionar uma formação intelectual sólida. Não há convivência em sociedade sem o mínimo de responsabilidade individual para com a própria consciência e o próprio conhecimento.
Para isto, visitar as próprias definições clássicas de ética e moral que formaram a civilização ocidental, há mais de 2000 anos, é uma tarefa fundamental de qualquer escola ou sistema educacional que queria construir o futuro valorizando o passado herdado.
A ética do período clássico grego é considerada racionalista por ter no esforço racional a sua base para a busca de uma vida bem vivida.
As principais éticas do período clássico grego são as propostas por Sócrates, Platão e Aristóteles.
Sócrates acreditava que uma vida bem vivida é uma vida bem analisada. Ele exortava seus concidadãos ao autoconhecimento:
- "Conhece-te a ti mesmo"
- “É melhor sofrer o mal do que cometer o mal”
- “É preferível que a lira ou o coro produzam um som desarmônico, ou que multidões discordem de mim, do que eu, sendo um, entre em desacordo comigo mesmo e me contradiga”
Platão, discípulo de Sócrates, identificará, primeiro uma alma tripartite: concupiscível (sensual), irascível (impulsos e afetos) e racional. Vejamos:
- A parte apetitiva (epithymetikón) requer temperança (sophrosýne)
- A parte irascível (thymoeidés) requer coragem (andría)
- A parte racional (loghistikón) requer sabedoria ou prudência (phrónesis)
- A quarta virtude é a harmonia entre tais partes da alma. Essa virtude é a justiça (dikaiosýne). Essas são as quatro virtudes fundamentais, inclusive para o cristianismo: prudência, justiça, coragem e temperança.
Platão ainda acrescenta que uma virtude prática (phrónesis), mais geral, não pode ser ensinada: ela consiste no conhecimento de como fazer melhor uso do que se possui.
Já Aristóteles, discípulo de Platão, no lugar da Ideia do Bem ele oferece a felicidade (eudaimonia) alcançada apenas por meio de uma vida virtuosa.
A ética aristotélica é a ética das virtudes (areté). Ethos significa comportamento, habito, costumes. Ética aristotélica, portanto, é uma ciência da prática. Você só vai conhecer a coragem sendo corajoso e a generosidade sendo generoso.
Virtude (areté) consiste no termo médio entre duas tendências humanas opostas, o excesso e a falta. Exemplo: coragem é o meio-termo entre covardia e temeridade
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/37032280