A ética do período clássico grego é considerada racionalista porque:
A) Um dos principais elos entre estes sistemas éticos é o fato de todos se apoiarem na capacidade racional humana, como meio
de determinação para sua ação.
B) filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação
racional
C) Para Aristoteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que a política é a ciência que precede todas
as demais na organização da cidade.
D) os sofistas propõem a interpretação do que é a virtude, principalmente porque eles se dizem especialistas na arte de educar.
E) a politica em Atenas tomou um rumo não com a propositura de produzir conhecimento para melhorar a situação da pólis
grega, mas para convencer e seduzir outros cidadãos con discursos inflamados e contagiantes.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Boa tarde!
A ética é um conjunto dos princípios e valores morais que norteiam as condutas humanas e a racionalidade é a base lógica, que busca interpretações e respostas que têm comprovação. O período clássico grego é quando a filosofia grega chegou ao auge.
Ela é considerada racionalista pois adotamos a razão como base para julgamentos, a capacidade de pensar e agir racionalmente mostram que a busca pelo correto se baseia no uso da sensatez.
Alguns filósofos da época formularam pensamentos pautados na ética, como
Sócrates, que ao desenvolver a Teoria da Ideias, diz que só é possível encontrar a verdade e tomar as melhores decisões, através da parte racional da alma, que busca o conhecimento.
Aristóteles também, em suas contribuições para a consolidação do conceito de ética, dizia que a felicidade é a principal busca humana e só se alcança ela com a razão, e ser feliz envolve direcionar-se para o caminho do certo.
Bons estudos!