As ideias republicanas ganharam força a partir do final do século XIX, porém, desde o século XVIII alguns movimentos considerados rebeldes, já defendiam a implantação da república no Brasil. Marque alternativa que julga correta. *
a) Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.
b)Refere-se ao período da história do Brasil em que o regime republicano foi instaurado.
c) Guerra do Paraguai e do Equador.
d) A 1ª guerra mundial.
ME AJUDEM, PRECISO RESPONDER AGORA
Respostas
respondido por:
79
Letra A - Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana. a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.
mgrazielle63:
mds, obrigadaaaa
respondido por:
3
A Inconfidência Mineira e as demais revoltas citadas foram movimentos que defendiam a implantação da república no Brasil. Logo, a alternativa A é a correta.
A Proclamação da República, em 1889, não foi um movimento popular, mas sim, um movimento elitista.
Listando os principais fatores que contribuíram para a instauração da República pelo golpe militar do Marechal Deodoro da Fonseca, veremos que não houve participação popular no golpe:
- A questão republicana era atual devido à expansão do republicanismo. O Partido Republicano foi fundado em 1873 como dissidência do Partido Liberal. O grupo dos principais cafeicultores paulistas aderiu ao movimento republicano na chamada Convenção de Itu.
- Esta questão se liga à questão cafeeira: os cafeicultores paulistas, que detinham parcela cada vez maior do produto nacional e formavam o Oeste paulista, principal centro econômico do país, não encontravam contrapartida na política, já que o Império era muito centralizado no Rio de Janeiro e sua burocracia não estava ligada aos interesses dos cafeicultores.
- Os militares também estavam insatisfeitos com o Império. Fortalecidos após a vitória na Guerra do Paraguai, a corporação foi assumindo uma posição política cada vez mais proeminente. Baseados no positivismo, os militares começaram a entrar em choque com a política civil até darem o golpe militar e instituírem a República.
- A questão religiosa diz respeito ao desgaste do governo imperial em relação à Igreja Católica. Isso ocorreu porque o Papa Pio IX, em 1864, proibiu a permanência de membros da maçonaria dentro dos quadros da Igreja. O imperador, ele mesmo pertencente à maçonaria e cercado de políticos da mesma linha, rejeitou a bula e condenou os bispos que seguiram o Papa. Foi assim que a Igreja deixou de apoiar a monarquia, mesmo sem conspirar contra efetivamente.
- Por fim, a questão abolicionista vinha se arrastando até a promulgação da Lei Áurea, em 1888, sob a pena de Princesa Isabel. Os escravos livres, contudo, continuaram sofrendo nas condições precárias de sua liberdade - e a questão, que já desgastava o Império politicamente há anos, permaneceu como fator de crise já que muitos republicanos denunciavam o Império como atrasado por ainda manterem a escravidão.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1433811
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás