Quando os bandeirantes chegaram a Goiás, este território, que atualmente forma os Estados de Goiás e Tocantins, já era habitado por diversos grupos indígenas. Infelizmente durante o processo de colonização da América Portuguesa várias etnias indígenas foram extintas. Atualmente no contemporâneo estado de Goiás temos 3 etnias tido como “vivas” pela FUNAI. Quais são elas?
Iny, Karajá e Krahô
Awa, Kayapós e Javaés
Iny, Awa e Tapuia
Tupiniquim, Bororo e Tapuia
Respostas
No contemporâneo estado de Goiás temos, atualmente, temos 3 etnias consideras “vivas” pela FUNAI. São elas: Iny, Awa e Tapuia.
Foi realizado um estado por Pohl (1976) do início do século XIX, no qual foram especificados os grupos indígenas presentes no estado de Goiás, referindo-se a:
- Krixá,
- Goya,
- Xavante,
- Kayapó,
- Araés,
- Apinajé,
- Canoeiro,
- Xerente,
- Capepuxi,
- Akroá,
- Karajá,
- Xacriabá,
- dentre outros.
Percebe-se então que antes do processo de colonização havia variados grupos indígenas no estado de Goiás, de diferentes costumes e línguas. Contudo, em decorrência do processo de escravização, migrações e extermínios e migrações restaram apenas três:
- Avá Canoeiro (Awa),
- Tapuias e
- Karajá (Iny).
Espero ter ajudado!
Alternativa 3 está correta.
1) Iny, Karajá e Krahô, Incorreta, Karajá e Iny representam a mesma etnia, e Krahô não se encontra em Goiás mas sim entre os estados de Maranhão, Piauí e Tocantins.
2)Awa, Kayapós e Javaés. Incorreta, os Kayapós atualmente se encontram na Amazônia e os Javaés se encontram no estado de Tocantins.
3) Iny, Awa e Tapuia, Correta, os três se encontram no estado de Goiás, e atualmete enstão nos municípios de Aruanã, Colinas do Sul e Nova América respectivamente.
4) Tupiniquim, Bororo e Tapuia. Incorreta, os Tupiniquim se encontram no estado do Espírito Santo e os Bororo se encontram no Mato Grosso.
Espero ter ajudado
um abraço!