O desperdício ou as perdas de alimentos se distribuem ao longo do processo que vai da produção até o consumo. Comparando as frações correspondentes a cada etapa. Em que parte do processo há menos desperdício, considerando todas as etapas? Justifique utilizando argumentos matemáticos
Respostas
Opa, tudo bom?
A questão em si gira em torno do desperdício de alimentos durante os processos de produção que eles passam para a comercialização. Com base nisso, é feito um levantamento:
Em que parte do processo há menos desperdício, considerando todas as etapas?
Para podermos tirarmos uma conclusão, devemos observar todos esses processos que são feitos e observar os valores das frações que são apresentadas no gráfico a seguir:
6/25 do desperdício de alimentos na PRODUÇÃO;
10/50 do desperdício de alimentos no MANUSEIO E ARMAZENAMENTO;
1/20 do desperdício de alimentos no PROCESSAMENTO E EMBALAGEM;
60/50 do desperdício de alimentos na DISTRIBUIÇÃO E MERCADO;
7/50 do desperdício de alimentos no CONSUMO.
Podemos concluir que o processo que menos desperdiça alimentos seria na parte de PROCESSAMENTO E EMBALAGEM só pela parte visual, observe que o gráfico desta etapa é consideravelmente menor que os demais, porém, a questão pede uma explicação matemática, então, faremos o seguinte:
Resolveremos cada fração dessas etapas, e, com base no resultado, devemos determinar qual o MENOR RESULTADO, e assim, consequentemente iremos determinar qual processo há menos desperdício, então, faremos o seguinte:
PRODUÇÃO: 6/25 = 0,24
MANUSEIO E ARMAZENAMENTO: 10/50 = 0,20
PROCESSAMENTO E EMBALAGEM: 1/20 = 0,05
DISTRIBUIÇÃO E MERCADO: 60/50 = 1,2
CONSUMO: 7/50 = 0,14
Com base nos resultados das divisões acima, determinamos a porcentagem ao realizar o resultado das frações, portanto, podemos concluir que:
Resposta: A parte do processo que há menos desperdício de alimentos é no PROCESSAMENTO E EMBALAGEM, desperdiçando apenas 0,05% dos alimentos.
Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida é só falar.