Respostas
Resposta:
– Cidadãos
A classe social composta de cidadãos incluía nela dois grupos populacionais diferentes: os patrícios e os plebeus.
Patrícios
Os patrícios eram os descendentes dos primeiros parentes romanos. Todos eles afirmaram descender de um ” pater “, um ancestral mais ou menos deificado.
As famílias que compartilharam o pater formaram uma gens , realizado o mesmo sobrenome e praticado o mesmo culto.
Os membros dessa classe tinham todos os privilégios políticos e econômicos, inclusive culturais e judiciais. Eles eram, portanto, cidadãos com todos os direitos.
Entre seus privilégios estava a possibilidade de ocupar cargos como magistrados, bem como cargos no senado ou no conselho do imperador, dependendo da época.
Relacionado: Antonio Flores Jijón: biografia, presidência e obras
Com o tempo, a pressão de uma parte da classe plebeia fez com que os patrícios perdessem força. Assim, por exemplo, eles deixaram de ter a exclusividade de ocupar posições importantes no exército e os plebeus começaram a exercer essas posições.
Explicação: espero ter ajudado! :)
Resposta:
A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.
Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana.
Já os plebeus, ou a plebe, como também eram conhecidos, constituíam a camada da população que não tinha ascendência patrícia. A maioria dos plebeus era constituída de pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes.
Explicação: