Respostas
» REGRA 1: acrescente ing ao verbo sem alterar absolutamente nada.
read » reading
sleep » sleeping
walk » walking
cook » cooking
watch » watching
talk » talking
paint » painting
see » seeing
help » helping
fly » flying
study » studying
play » playing
Como você pode observar, nada mudou na base dos verbos. Ou seja, o verbo read ao receber o ~ing continuou com sua grafia: read. Essa é a regra geral. Veja agora as regras que fazem com que algo seja alterado no na forma original do verbo.
» REGRA 2: verbos terminados com a letra -e, perdem este -e para que o ~ing seja acrescentado.
take » taking
make » making
organize » organizing
write » writing
live » living
give » giving
sprinkle » sprinkling
dredge » dredging
Percebeu que a letra -e no final de cada verbo desapareceu ao acrescentarmos o ~ing?
» REGRA 3: verbos que possuem uma sequência de consoante » vogal » consoante devem ter a última consoante dobrada para acrescentar o ing.
get » getting
run » running
set » setting
stop » stopping
jog » jogging
Essa é a forma mais comum de falar sobre a Regra 3. Mas, a verdade é a seguinte: o ponto mais importante dessa regra está no fato da última sílaba do verbo ser a tônica; ou seja, ser a sílaba mais forte na palavra. Nos verbos vistos acima – get, run, set e stop – eles são monossílabos, logo são tônicos por natureza. No entanto, há alguns verbos dissílabos como begin e prefer, cuja sílaba tônica é a última – –gin e -fer. Nesses casos, a última consoante deve ser dobrada ao receber ~ing. Assim, begin vira beginning e prefer vira preferring.
» REGRA 4: em verbos terminados com –ie, devemos substituir o -ie por -y
lie » lying
die » dying
De modo bem básico e geral estas são as regras ortográficas para acrescentar ing aos verbos em inglês. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para deixar seu comentário abaixo. See you! Take care!