Respostas
Foram eleitos, por via indireta, por Assembleia Nacional Constituinte: Deodoro da Fonseca em 1891, e Getúlio Vargas em 1934.
Resposta:
A história das eleições no Brasil teve início lá no período colonial quando foi realizada uma eleição pela primeira vez no país, em 1532. Desde então, o direto ao voto no Brasil passou por profundas transformações, assim como o sistema político do país. O atual sistema foi projetado no final da Ditadura Militar e está em vigor desde a promulgação da Constituição de 1988.
Explicação:
A primeira eleição realizada no Brasil aconteceu em 1532, na Capitania de São Vicente, e foi realizada para a escolha dos representantes das Câmaras Municipais. Já na fase monárquica, o sistema eleitoral era indireto, e o direito ao voto era restringido pela renda do votante. Esse sistema indireto era utilizado para a escolha de deputados.
Ao final da monarquia, uma reforma foi realizada, resultando na diminuição do eleitorado brasileiro, limitando o direito de voto a uma pequena parcela elitizada da sociedade brasileira. Na Primeira República, o direito ao voto foi estendido aos homens maiores de 21 anos e alfabetizados, e as eleições nesse período ficaram marcadas pela fraude.
Entre 1945 e 1964, o Brasil teve uma experiência democrática em que a população pôde escolher presidentes em quatro eleições. Esse período, no entanto, foi interrompido pelo golpe de 1964, e o eleitor brasileiro só pôde votar para presidente em 1989, quando o sistema eleitoral brasileiro foi reformulado com a Constituição de 1988, o que iniciou uma nova fase democrática no Brasil.