• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

ME AJUDAMMMMMMMMMM PRA HOJEEEEEEEEE

1) Quais são as principais características da filosofia medieval?

2) Na idade média como os filósofos cristão utilizavam a filosofia grega?

3) O que defendia a filosofia dos padres apologistas?

4) Em que pensador se baseava as ideias dos filósofos da patrística? e os
filósofos da escolástica?

5) Na sua opinião as cinco provas da existência de Deus de Tomás de Aquino
provam que Deus existe? É necessário provar que Deus existe ou a fé é o
bastante para se chegar a Deus?

Respostas

respondido por: luanassssiqueiraesil
1

Resposta:

1)Características da Filosofia Medieval

A relação entre a razão e a fé; A existência e a natureza de Deus; Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana; Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.

2) Há estudiosos que questionam a existência de uma filosofia cristã propriamente dita. Esses afirmam que não há originalidade no pensamento cristão e seus conceitos e ideias são herdadas da filosofia grega. Sendo assim, a filosofia cristã seria resguardadora do pensamento filosófico, que já estaria definitivamente elaborado pela filosofia grega, e defensora da fé.

3)Filosofia dos Padres Apologistas

Assim, defendia o cristianismo como uma filosofia natural que seria superior ao pensamento greco-romano. Dessa maneira eles aproximaram o pensamento greco-romano aos conceitos cristãos que estavam se disseminando pelo Império Romano.

4)Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo. ... Acreditava na fusão da fé (representada pela Igreja) e da razão (representada pela Filosofia) para encontrar a verdade.

5)Este trabalho visa a abordar a existência e essência de Deus na filosofia de Tomás de Aquino tratando, inicialmente de aspectos básicos sobre o autor como sua vida e obras, prosseguindo com a exposição do argumento de Anselmo de Aosta sobre a existência de Deus o que culminará com a explicação das provas da existência de Deus defendidas pelo Doutor Angélico e com a apresentação da investigação de Tomás sobre a essência de Deus.

Palavras-Chave: Deus. Existência. Essência. Filosofia. Tomás.

Perguntas similares