No texto, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam, o autor Paulo Freire (1989, p. 15) afirma que: “do ponto de vista crítico, é tão impossível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter educativo do ato político.” A partir deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I – Os educadores são agentes políticos e ao compreenderem que seu papel é central na transformação social se torna possível o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e que tenham como foco central a formação crítica dos estudantes.
II – O referido pressuposto não pode ser levado em conta nos dias atuais, pois, com os conflitos políticos que vivemos, o professor poderá ter problemas com a gestão educacional, ou com os pais dos alunos, ao abordar política em suas práticas escolares.
III – Quando o educador tem como objetivo cumprir com todo o planejamento, ou seja, contemplar todos os saberes e habilidades presentes no currículo educacional, ele não tem condições práticas para questões políticas em sala de aula.
IV – As questões políticas são muito importantes para a formação social do sujeito, entretanto é indicado que na escola elas sejam abordadas em disciplinas optativas ou em projetos eletivos.
V – É impossível que o processo educacional ocorra de forma neutra. A Educação está intimamente ligada às disputas de poder e termos clareza desta relação colabora com o planejamento de nossas práticas educativas
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
V- F - F - F - V
Explicação:
10/10
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás