Exercícios:
1 - Escreva sobre os perigos do “senso comum” e em que sentido
ele não pode ser identificado com o “bom senso” e o “senso
crítico”?
2 – Reflita e escreva sobre o conteúdo expresso na tirinha 1.
3 – Qual é a distorção apresentada na tirinha 2 que
frequentemente ocorre no senso comum?
4 – A personagem da tirinha 3 se refere à necessidade de bons
fundamentos para emitir opiniões. Como podemos buscar esses
fundamentos de modo eficaz, não recaindo nas suposições do
senso comum?
Respostas
1. Senso comum é um conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras num determinado meio social. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas, sem fundamentação científica e portanto, trata-se de um conhecimento adquirido sem base crítica, precisa, coerente e sistemática.
O senso crítico produz um entendimento mais significativo e abrangente da realidade. Ele é intencional, voluntário e, por isso, utiliza-se de uma variado recurso lógico-metodológico para apreender a verdade da realidade.
O bom senso utiliza da argumentação para fazer julgamentos e escolhas de acordo com os padrões morais de uma sociedade.
2. A tirinha 1 mostra a falta de argumentos racionais. Sabe-se que a sociedade, a vida, não está correta, porém não é possível encontrar significado na simples contestação. É preciso saber o que mudar e como mudar.
3. A distorção apresentada na figura 2 é a falácia "non causa pro causa", também chamada de Falsa Causa. Ocorre quando se assume como causa de um efeito algo que não é a verdadeira causa. É muito comum: mulheres provocam estupradores, sendo portanto as causadoras de atos ilícitos.
4. A tirinha 3 reforça o uso do senso crítico. Devemos sempre buscar o entendimento dos fatos e acontecimentos de maneira intencional para compreendê-los. Para tanto, buscamos a sua verdadeira essência, ou seja, o verdadeiro significado, que estará oculto à primeira vista.
Bons estudos!