• Matéria: História
  • Autor: thiagocost4342
  • Perguntado 5 anos atrás

Faça uma pesquisa sobre os limites da democracia ateniense e o papel de cada grupo na sistema politico ateniense


HenriqueValente: a resposta é muito grande, acho melhor você pesquisar em sites como brasil escola..

Respostas

respondido por: aninha12444
0

Resposta:

Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.

Entretanto, com o surgimento de outras classes sociais (comerciantes, pequenos proprietários de terra, artesãos, camponeses, etc.), as quais pretendiam participar da vida política, a aristocracia resolve rever a organização política das cidades-estados, o que mais tarde resultou na implementação da “Democracia”.

De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..

Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “demokratia”. Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.

De tal modo, Clístenes, baseada nas legislações anteriormente apresentadas por Dracon e Solon, iniciou reformas de ordem política e social que resultariam na consolidação da democracia em Atenas.

Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos. Isso impediu a proliferação de tiranos no governo grego.

Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista. Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos.

Além de Clístenes, Péricles deu continuidade à política democrática. Ele foi um importante democrata ateniense que permitiu ampliar o leque de possibilidades para os cidadãos menos favorecidos.

Por volta de 404 a.C., a democracia ateniense sofreu grande declínio, quando Atenas foi derrotada por Esparta na Guerra do Peloponeso, evento que durou cerca de 30 anos.

Veja também: Grécia Antiga

Características da Democracia Ateniense

Democracia direta

Reformas políticas e sociais

Reformulação da antiga Constituição

Igualdade perante a lei (isonomia)

Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia)

Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria)

Direito de voto aos cidadãos atenienses

Veja também: Exercícios sobre Grécia Antiga

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual

A democracia ateniense foi um modelo político que fora copiado por várias sociedades antigas, e que influencia até hoje o conceito de democracia no mundo.

No entanto, a democracia atual é um modelo mais avançado e moderno da democracia ateniense, em que todos os cidadãos (maiores de 16 ou 18 anos), inclusive mulheres, podem votar e aceder a cargos públicos, sem que seja excludente e limitada.

Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

Temos mais textos para você:

Gregos:deuses, civilização e história

Tipos de democracia

Democracia no Brasil

Atualizado em 8 setembro 2020

Este conteúdo foi útil? Sim Não

Juliana Bezerra

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

VEJA TAMBÉM

Polis Grega

Grécia Antiga

Exercícios sobre Grécia Antiga

Arte Grega

Democracia no Brasil

Democracia

Guerra do Peloponeso

Guerras Médicas

LEITURA RECOMENDADA

Grécia Antiga

Roma Antiga

Império Romano

Egito Antigo

Polis Grega

Período Helenístico - Helenismo

TÓPICOS RELACIONADOS

História

História Antiga

Toda Matéria Inscreva-se

Explicação:

espero ter ajudado !!!+

Perguntas similares