Existe três classificações do relevo brasileiro: Aroldo Azevedo, Aziz Ab' Saber e Jurandyr Ross. Qual o critério adotado por cada um deles para classificar o relevo brasileiro.
Respostas
Resposta:
Todos estes foram geomorfólogos, profissional que estuda as formas de relevo da superfície terrestre.
Aroldo de Azevedo foi o primeiro a descrever o relevo brasileiro. Ele dividiu o país segundo diferenças altimétricas: planície (de 0 a 200 metros de altitude), planalto (maior que 200 metros) e serras (escarpas íngremes com altitudes superiores a 500 metros).
Aziz Ab'Saber, introduziu entre muitos, por exemplo, o conceito "mares de morros", que é o efeito que a chuva causa no relevo, arredondando-o. Visto do alto, muitos morros em conjunto tem a forma das marolas ou ondas do mar.
Jurandyr Ross, usou as informações do projeto RadamBrasil para classificar o relevo brasileiro. É a forma mais atualizada. Por meio de centenas de mosaicos, tirados de fotos aéreas, considerou-se a ação da geologia, do clima e outros agentes externos para modelar o relevo. Além das já conhecidas planícies, planaltos e serras, somou-se as depressões, para definir áreas mais baixas em relação às áreas vizinhas.