• Matéria: História
  • Autor: thauani01
  • Perguntado 4 anos atrás

faça um texto sobre a exploraçao do ouro do Brasil colonial​

Respostas

respondido por: braganilde606
3

Resposta:

No fim do século XVII a produção açucareira no Brasil enfrenta uma séria crise devido à prosperidade dos engenhos açucareiros nas colônias holandesas, francesas e inglesas da América Central. Como Portugal dependia, e muito, dos impostos que eram cobrados da colônia a Coroa passou a estimular seus funcionários e demais habitantes, principalmente os do Planalto de Piratininga, atual São Paulo, a desbravar as terras ainda desconhecidas em busca de ouro e pedras preciosas.

A primeira grande descoberta deu-se nos sertões de Taubaté, em 1697, quando o então governador do Rio de Janeiro Castro Caldas anunciou a descoberta de “dezoito a vinte ribeiro de ouro da melhor qualidade” pelos paulistas. Neste mesmo ano, em janeiro, a Coroa havia enviado a Carta Régia onde prometia ajuda de custos de R$ 600.000/ano ao Governador Arthur de Sá para ajudar nas buscas pelos metais preciosos.

Explicação:

espero ter ajutado

respondido por: erivaldoog1939
2

Resposta:

A mineração na colônia brasileira não se tornou um negócio eficaz até as primeiras décadas do século 18 e produziu seu próprio sistema econômico no Brasil. A razão é que, ao contrário dos espanhóis, os espanhóis têm maior probabilidade de encontrar outras fontes de riqueza nas colônias americanas, como metais preciosos. No Brasil, foi somente no século 18 que a exploração foi aproveitada para lucrar com as pedras e metais precisos do país. Em 1696, uma das expedições conseguiu encontrar jazidas de ouro nas montanhas mineiras, onde teve início a ocupação do vale do Ouro Preto.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares