Respostas
Resposta:
1) Planeje as compras e os estabelecimentos que você irá comprar antes de sair de casa
Vários lugares são reconhecidos hoje por projetos ambientais e sociais, muitos já possuem inclusive um selo para serem mais facilmente identificados. Fique atento a isso. Além disso, qualquer compra em excesso é um consumo negativo, pois nós sabemos que nunca usamos tudo que compramos. Então saia de casa com uma lista, seja ela de alimentos, roupas, etc.
2) Utilize sacolas retornáveis
Em algumas cidades, a sacola do supermercado já é cobrada do consumidor, mas você não precisa esperar que isso aconteça. Levar uma ecobag quando for fazer as suas compras não é nenhum incômodo. Apenas mais um hábito que precisamos adotar já!
3) Use produtos que tenham refil
Diversos itens atualmente possuem refil, desde cosméticos até produtos de limpeza. Você compra a primeira vez com a embalagem e nas próximas pode comprar somente o refil. Além de o preço ser muito mais em conta, você vai gerar um descarte de lixo bem menor.
4) Recicle seu lixo
Reciclar não é somente separar para um descarte adequado. Isso é o básico atualmente, colocar cada lixo em seu local próprio. Submeter algo à reciclagem também é reutilizar. Portanto, reutilize suas embalagens plásticas, os papéis de presente que você recebe, as sacolas, os potes.
5) Adote o envio de documentos por e-mail
Hoje em dia boa parte das empresas possuem o serviço de envio de faturas/boletos por e-mail ou o débito em conta. Além de ser algo bem prático para o seu dia a dia, você evita a geração de papel desnecessário.
6) Não compre produtos desviados, com procedência duvidosa ou piratas
Consumir produtos do comércio ilegal contribui para o crime, a violência e prejudica a geração de empregos. Pesquise sobre as empresas que você se relaciona antes de comprar.
7) Tome banhos de no máximo 10 minutos
Um banho de 15 minutos consome o recomendado para uma pessoa utilizar durante todo o dia, 135 litros. Um banho de 5 minutos é o ideal, mas até 10 minutos ainda está dentro do limite aceitável. Uma dica é estabelecer essa regra em casa e atribuir “prendas” caso alguém não cumpra o tempo.