• Matéria: História
  • Autor: sofiafofasouzap9vcej
  • Perguntado 5 anos atrás

1-Quando existiu o modo de produção primitivo?

4-Como vai surgir a desigualdade social no modo de produção asiático?


ehaeducacao: O modo de produção primitivo foi desenvolvido no período paleolítico, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento mas caçavam, pescavam, colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo.
Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, haja vista que ainda não existia a divisão de classes sociais.
ehaeducacao: O chamado modo de produção asiático, que teria iniciado por volta do ano 2500 a.C., na Idade Antiga (antiguidade), caracteriza os primeiros Estados surgidos no Mediterrâneo como o Egito antigo e a Persia."
ehaeducacao: Por se tratar da forma mais geral de evolução da sociedade primitiva ou da sociedade civilizada sem classes sociais e econômicas para a sociedade europeizada dividida em classes sociais e econômicas, esse modo de produção estabeleceu-se em diversas regiões além dos reinos que existiriam na Europa Meridional no final da Antiguidade como na China antiga e na Índia antiga, mas também na África antiga e entre os maias, os astecas e os incas."
sofiafofasouzap9vcej: obrigada
sofiafofasouzap9vcej: eu ainda não entendi Como vai surgir a desigualdade social no modo de produção asiático
ehaeducacao: O modo de produção asiático era uma forma primitiva de exploração do homem pelo homem. A classe dominante (a casta dominante na Índia, os mandarins na China, etc.) por meio da cobrança forçada de impostos, apoderava-se das riquezas produzidas nas aldeias.
ehaeducacao: o surgimento do excedente econômico e a sua apropriação por aqueles que passaram a explorar os produtores diretos conduziram à extinção da comunidade primitiva e ao surgimento do modo de produção escravista.
ehaeducacao: As sociedades escravistas pertencentes ao Mundo Antigo foram marcadas pela existência de duas classes sociais com interesses diametralmente o postos: os senhores de escravos e os escravos. Nessas sociedades o aumento da produtividade não era de interesse destes últimos porque não recebiam a mais pelo seu acrescentamento, chegando, inclusive, a praticarem a sabotagem.
ehaeducacao: Trabalhando com os instrumentos do seu patrão,tinham acesso à apenas uma parcela mínima do produto total de seu trabalho destinada a garantir, de algum modo, sua existência física. Produzindo sob coerção explícita e tendo o excedente do seu trabalho apropriado de forma violenta, os escravos foram explorados pelos seus senhores.

Respostas

respondido por: cristianoboijink98
1

1-Esse é o modo mais duradouro, pois existiu durante centenas de milhares de anos. Neste caso, os homens trabalhavam em conjunto, deforma que os frutos deste trabalho eram propriedade de todos. Não existia ainda o conceito de propriedade privada dos meios de produção, ou ainda proprietários.

2-da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.

espero ter ajudado!


sofiafofasouzap9vcej: obrigada
Perguntas similares