Sabe-se que a Gestão por competências é um modelo que vem sendo cada vez mais adotado pela área de Gestão de pessoas como forma de gerenciamento nas empresas. Todavia, não somente a área deve ser responsável pelo desenvolvimento de seus funcionários; cada gestor deve estar focado para o desafio constante de desenvolver as competências individuais em suas equipes, como forma de alinhamento com as competências organizacionais (informações levantadas a partir do mapeamento de competências).
Considere as informações a seguir, referentes a uma empresa da área de consultoria em Gestão de pessoas:
MISSÃO - Prestar serviços personalizados que potencializam o desenvolvimento do cliente em suas competências técnicas e comportamentais.
VISÃO - Ser uma empresa referência na prestação de serviços na área de Gestão de pessoas de modo a atender às necessidades específicas de nossos clientes.
VALORES - Satisfação do cliente, qualidade, eficiência, ética, aprimoramento, inovação, integridade, comunicação, transparência.
EXTRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS - Planejamento, foco no cliente e em resultados, inovação, visão sistêmica e comunicação. Os itens listados anteriormente resumem as estratégias da empresa e a forma como ela se posiciona frente aos seus concorrentes e ao mercado como um todo, sendo que as competências organizacionais podem ser entendidas como as competências essenciais para a "sobrevivência" do negócio e vão ao encontro dos objetivos da organização.
Levando em consideração que o grande desafio dos gestores é a identificação e a mensuração dos valores agregados dos funcionários e a partir do elementos expostos acima, responda:
A. Quais são as vantagens para a empresa no desenvolvimento das competências individuais?
B. E a contribuição para as pessoas?
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A. Existem vantagens tanto para a empresa quanto para as pessoas que trabalham nela, pois as pessoas passam a saber exatamente o que seu gestor ou empresa esperam delas, assim como "o porquê" e "o quê" podem melhorar, de modo a estarem alinhadas às competências organizacionais e adequando-se às realidades da empresa e suas equipes. A empresa, em contrapartida, é correspondida pelas pessoas por meio da agregação de valor, o que traz para a organização vantagem competitiva, pois a união das competências individuais das pessoas colocará a organização em uma posição diferente das demais, principalmente de seus concorrentes. Essa composição de várias competências individuais de todos os envolvidos no negócio apresenta um valor consistente e diferenciado da organização para seu nicho de mercado e clientes.
B. É bem possível que, também, os funcionários estejam mais envolvidos, comprometidos e motivados em seus trabalhos, pois não há dúvidas do que eles podem fazer para alcançarem seus objetivos e metas e, assim, seus trabalhos sejam reconhecidos.
A - Estimulando o desenvolvimento das competências individuais, as empresas terão como vantagem funcionários especialistas e perspicazes em determinada função, o que os faz desenvolver o serviço com mais facilidade e com menor indício de erros, otimizando o tempo e valorizando os recursos financeiros empregados.
B - A pessoa que atua naquilo que é competente, o faz com mais gosto, pois entende melhor os processos de execução, o que a deixa mais motivada sempre que aparece uma problemática ou um desafio, não sendo então essas situações um problema.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/25020011
Bons estudos!