• Matéria: Filosofia
  • Autor: 9nz4n5kh6w
  • Perguntado 4 anos atrás

Aristóteles abre a obra intitulada Retórica com a seguinte afirmação: “a retórica é a outra face da dialética" (1354a). Tomando como referência as ideias de Aristóteles e o debate com seus antecessores acerca da retórica e da dialética, marque a alternativa correta.


A.
Aristóteles defendia que a retórica e a dialética são contrapartes, pois ambas são técnicas irracionais de convencimento.


B.
Assim como os sofistas, Aristóteles defendia que a retórica e a dialética são contrapartes, pois são mais ou menos relacionadas ao conhecimento e correspondem a uma ciência em particular.


C.
Aristóteles defendia que a retórica e a dialética são contrapartes, pois são mais ou menos relacionadas ao conhecimento e correspondem a uma ciência em particular.


D.
Aristóteles defendia que a retórica e a dialética são contrapartes, pois são mais ou menos relacionadas ao conhecimento e não correspondem a uma ciência em particular.


E.
Aristóteles apenas seguiu as ideias de Platão acerca da retórica e da dialética.

Respostas

respondido por: mmarins
6

Resposta:

D-Aristóteles defendia que a retórica e a dialética são contrapartes, pois são mais ou menos relacionadas ao conhecimento e não correspondem a uma ciência em particular.

Explicação:

Segundo Aristóteles, a retórica e a dialética são contrapartes, "pois ambas ocupam-se de questões mais ou menos ligadas ao conhecimento comum e não correspondem a nenhuma ciência em particular". Diferentemente disso, os sofistas não propuseram o método dialético - que era o defendido por Platão em seus diálogos. Quanto a isso, encontramos no diálogo platônico Górgias a ideia de que a retórica é irracional.

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

Letra D

Explicação:

Perguntas similares