Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Sucen, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau a pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.
Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2013. Fragmento. Adaptado Reforma Ortográfica.
Qual é o sintoma dessa doença?
Aumento do fígado.
Inchaço nos testículos.
Inflamação nos ovários.
Mancha na pele.
Rigidez na nuca.
Respostas
Resposta:
Os sintomas aparecem tardiamente, sendo o comprometimento do coração, o mais grave.
Caso a doença seja transmitida pela picada do inseto, pode-se observar em ate oito semanas após a picada uma reação inflamatória no local da penetração, a qual é conhecida como chagoma.
Porém os principais sintomas são observados de 20 a 40 anos após a infecção, onde o paciente pode apresentar febre de intensidade variável, mal-estar, inflamação dos gânglios linfáticos e inchaço do fígado e do baço.
A manifestação mais grave da doença é a inflamação do coração e inflamações que comprometem a meninge e o cérebro, podendo levar a lesões cardíacas, com aumento do volume do coração, alterações do ritmo de contração, e comprometimento do tubo digestivo, com inchação do esôfago e do estômago