Ao longo da história, a medicina era exercida sem que os pacientes pudessem decidir sobre os procedimentos médicos, não havia o princípio da autonomia para os pacientes, ainda que, desde o Século V a.C, o juramento de Hipócrates valorizasse o sigilo médico e os princípios da beneficência. Contudo, foi após a Segunda Guerra Mundial que, diante de procedimentos realizados pelos nazistas nos campos de concentração foram criados códigos mais rígidos e fundamentados na ética e esses são considerados importantes marcos históricos para a ética em pesquisa com seres humanos.
Identifique a alternativa que aborda o referido código corretamente:
a.
O código de Hamurabi foi criado na antiguidade e aperfeiçoado em pleno tribunal que julgou os crimes de guerra alemães e traz 21 princípios éticos que envolvem seres humanos e animais.
b.
O Código de Helsinque foi assinado com 10 princípios éticos que garantem aos seres humanos tratamento digno e ético em procedimentos médicos e farmacêuticos, priorizando aqueles que utilizam fontes naturais.
c.
Com 10 princípios éticos que envolvem a preservação do homem, seu consentimento voluntário em qualquer procedimento e pesquisa temos o código de Nuremberg.
d.
Os processos de preservação humana e éticos foram registrados em diferentes documentos e, a compilação desses documentos deu origem ao código de Nuremberg por ter sido assinado pelos países da ONU nessa cidade em 1947.
e.
O Código da Noruega é um tratado ético entre os países de modo que os procedimentos médicos garantam que os pacientes autorizem quaisquer procedimentos e que sejam tratados sem quaisquer sofrimentos nos países membros.
2 pontos
PERGUNTA 5
Muitas são as questões que envolvem a pesquisa e os pesquisadores e cada uma delas deve ser rigorosamente analisada de forma crítica.
I – Não há neutralidade em nenhuma pesquisa, tão pouco em seus pesquisadores, ou mesmo naqueles que serão pesquisados. Assim, há sempre muitos interesses em jogo e, ainda que as abordagens metodológicas sejam guiadas pelos princípios éticos, é na abordagem qualitativa que precisamos estar mais atentos.
porque
II - Ao pensar em um processo de investigação científica o pesquisador precisa questionar-se permanentemente sobre o porquê da investigação, para quê servirá essa pesquisa, como divulgará seus dados e o quê espera encontrar, uma vez que irá adentrar a intimidade da vida das pessoas, individualmente ou em grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a análise correta das asserções:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.
e.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II, verdadeira.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1. C- com 10 princípios éticos que envolvem...
5. A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não justifica a I.
Explicação:
Acertei com essas alternativas.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
1 – Com 10 princípios éticos que envolvem a preservação do homem, seu consentimento voluntário em qualquer procedimento e pesquisa temos o código de Nuremberg.
2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
3- I, III e IV.
4 - A Plataforma Brasil foi criada para servir como espaço para o acompanhamento dos projetos ali submetidos, é coordenador pelo Conep e tem a participação dos CEPs registrados.
5 - I, III, IV e V.