Respostas
Resposta:
A moral tem uma dimensão social e uma dimensão pessoal. A dimensão social significa que nas comunidades humanas existe um conjunto de normas que regulam as ações e relações entre os seus membros. Essas normas estão expressas quer no direito positivo (Ex.: a proibição de roubar) quer, de forma implícita, nos usos e costumes (Ex.: em caso de acidente devemos socorrer primeiro as crianças). A dimensão pessoal tem a ver com o modo como interiormente nos relacionamos com as normas morais socialmente estabelecidas. Por outras palavras, só podemos falar de sujeito moral se este assumir as normas como suas e não simplesmente como algo que é imposto pela sociedade.
Explicação:
A responsabilidade é a característica de quem tem a capacidade (de quem pode) de responder pelos seus atos, reconhecendo-os como seus e assumindo as suas consequências ou efeitos. A responsabilidade é a liberdade comprometida, própria do que não se esconde atrás das suas decisões e
ações, que não se demite da obrigação de prestar contas - a si mesmo e aos outros - pelo que faz e pelos resultados dos seus atos.
A responsabilidade designa a possibilidade de imputarmos, de atribuirmos uma ação a alguém que consideramos ser seu autor.