Decerto, segundo Hegel, o ser singular deve inicialmente percorrer, no processo de aprendizado, “os graus de cultura do espírito universal”; porém, mediante consideração refletida da natureza e razoável moldagem da história, a própria substância seria transformada. Nesse duplo sentido, o processo da cultura não deve ser visto como o calmo rolamento dos elos de uma cadeia; antes, a cultura deve ter uma matéria e um objeto anteriores que, de maneira autônoma, ela trabalha, modifica e reformula. Mas isso só será possível se o espírito, por sua vez, tiver se desapegado da “imediatez da vida substancial”, adquirido “o conhecimento dos princípios fundamentais e dos pontos de vista universais” e elevado ao “pensamento da coisa”, que então ele manejar racionalmente, em pensamento e em ato. Por conseguinte, o lado subjetivo do processo da cultura, que permite pôr a condição do ser humano numa “base de livre espírito”, é descrito nos seguintes termos: “tal individualidade se cultiva ao que ela é em si, e somente assim ela é em si um ser-aí efetivo. Quanto mais cultura tiver, maior a sua efetividade e a sua potência. [...] Tal “produção da universalidade do pensamento”, tal consumação da abstração racional é o valor absoluto da cultura, valor que não se instaura por si mesmo. Tendo em vista o saber teórico e o saber prático, Hegel fala de um “duro trabalho contra a subjetividade”.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre Kant, Hegel, o idealismo alemão e a pedagogia moderna, analise as afirmações abaixo e assinale a afirmação CORRETA:
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Alternativas:
• a) Hegel supõe que a universalidade é mais importante do que a produção da consciência individual; desse modo, importa mais a ciência do que a moral.
• b) Hegel expõe sua moral e sua pedagogia através da ideia universal do homem como espécie, que deve se sobrepor às consciências individuais, que, portanto, deve ser anulada.
• c) Hegel propõe um novo tipo de ciência pedagógica, diferente da pedagogia, supondo como conteúdo uma ciência empírica e positiva, isto é, que supõe experimentos como prova.
• d) Hegel tem como ponto de partida de sua ciência, de sua pedagogia e de sua moral, a ideia de desconstrução dos conhecimentos sensíveis, dos preconceitos e prejuízos do eu individual.
• e) Hegel propõe em sua pedagogia e em sua moral uma teoria da ação que se define pela ideia de que o aprendizado se dá através da ação racional e dos experimentos ideais feitos pela razão.
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Alternativa E
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